As vendas no comércio varejista no país cresceram 0,8% na passagem de fevereiro para março, marcando a terceira alta seguida. No mês anterior, o avanço havia sido de 0,5%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 15 pelo IBGE.
Apesar da aceleração da alta, o resultado veio abaixo do esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 1% na comparação mensal e de queda de 0,50% sobre um ano antes.
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O IBGE destacou que com o resultado de março, o nível de atividade do comércio atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, superando o nível recorde anterior, alcançado em fevereiro de 2025. O índice de média móvel trimestral registrou alta de 0,6%, após avanço de 0,3% no trimestre encerrado em fevereiro.
“O que chama mais atenção é o perfil distribuído do crescimento intersetorial. Tivemos seis atividades em crescimento, inclusive as com mais peso, como a farmacêutica e hiper e supermercados. Os meses anteriores mostram uma volta ao protagonismo de hiper e super, especialmente em fevereiro, com alta de 1,2%”, disse o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos.
Seis das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em março deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de Livros, jornais, revistas e papelaria (28,2%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,0%).
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