
A proposta da Microsoft (MSFT34) para aumentar a diferença de preço entre o pacote Office vendido com o Teams — seu aplicativo de chat e vídeo — e a versão do software vendida sem o aplicativo deve ser aceita pelos reguladores antitruste da União Europeia — UE. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) em um relatório da Reuters.
Caso seja aprovada, a proposta encerraria uma disputa prolongada iniciada em 2020, após uma reclamação do Slack, plataforma pertencente à Salesforce. O processo poderia ter resultado em uma multa antitruste substancial para a gigante americana de tecnologia.
Nos próximos meses, segundo o Investing, a Comissão Europeia deve solicitar o posicionamento de concorrentes e clientes da Microsoft sobre a proposta apresentada pela empresa.
União Europeia se prepara para responder a tarifas de Trump
A UE (União Europeia) está se preparando para responder a possíveis tarifas dos EUA, afirmou a presidente de política externa do bloco, Kaja Kallas, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3), antes de reunião informal e líderes europeus. As informações foram relatadas pelo “Valor”.
Neste domingo (2), o presidente do país norte-americano, Donald Trump, afirmou que “definitivamente” vai impor taxas à União Europeia.
“Estamos ouvindo atentamente essas declarações e, claro, também estamos nos preparando do nosso lado”, disse Kallas. Porém, ela afirmou que espera que a troca de sanções possa ser evitada, já que “não há vencedores em guerras comerciais”.
“Estamos profundamente interligados, precisamos dos EUA, e os EUA precisam de nós”, falou a presidente. “As tarifas aumentam os custos, não são boas para os empregos e tampouco para os consumidores”.
Outros líderes da União Europeia também criticaram as tarifas de Trump antes da reunião, destacando que as medidas vão prejudicar os dois lados. Segundo o presidente da França, Emmanuel Macron, se o bloco for atacado comercialmente “terá que se defender e, portanto, reagir”.
A primeira-ministra ad Dinamarca, Mette Frederiksen, atualmente em conflito com Trump sobre a anexação da Groenlândia, também comentou sobre o comércio. Segundo ela, mesmo que normalmente “nunca apoiasse lutar contra aliados, se os EUA impuserem tarifas duras à Europa, precisaremos de uma resposta coletiva e robusta”.
O post UE deve aceitar proposta da Microsoft sobre disputa do Teams apareceu primeiro em BPMoney.