Segundo relatório compartilhado pela Canalys, uma renomada empresa de análise independente, o mercado global de tablets cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2025. Os motivos por trás do impulsionamento variam de região para região, mas são positivos para o segmento como um todo.
Apple, Samsung e Xiaomi são as três primeiras colocadas no mercado global; contudo, enquanto a sul-coreana apresenta um recuo de 5,2%, a chinesa conquistou um crescimento anual de 56,1% — e não mostra sinais de desaceleração.
Sobre a situação dos Estados Unidos, a expansão foi creditado à necessidade de substituição de equipamentos adquiridos durante a pandemia, que já estão completando quatro ou cinco anos de uso.
Partindo para a China, os subsídios governamentais, somados aos descontos tradicionais do Ano Novo Lunar, resultaram em uma expansão de dois dígitos nas remessas.
Voltando para os EUA, a administração do Presidente Trump anunciou tarifas abrangentes, mas isentou smartphones, tablets e chips, mitigando o impacto imediato. Mesmo assim, a Canalys antecipa que, com o encarecimento de outros produtos, os compradores priorizarão menos a troca de tablets, aumentando o ciclo de renovação.
Fabricante | Remessas (1ºT 2025) | Market Share (1ºT 2025) | Remessas (1ºT 2024) | Market Share (1ºT 2024) | Crescimento anual |
Apple | 13.746 | 37,3% | 12.062 | 35,5% | 14,0% |
Samsung | 6.633 | 18,0% | 7.000 | 20,6% | -5,2% |
Xiaomi | 3.072 | 8,3% | 1.969 | 5,8% | 56,1% |
Lenovo | 2.537 | 6,9% | 2.135 | 6.3% | 18,8% |
Huawei | 2.394 | 6,5% | 2,735 | 8,1% | -12,5% |
Outros | 8.453 | 22,9% | 8.046 | 23,7% | 5,1% |
Total | 36.834 | 100,0% | 33.947 | 100,0% | 8,5% |
Leia mais
- Galaxy Tab S10 FE+ é o tablet perfeito pra ESTUDAR! Primeiras impressões
- Tablet Honor Pad GT: conheça o concorrente chinês do iPad
- Motorola apresenta novo tablet Moto Pad 60
Com projeções positivas para a Apple, mercado global de tablets cresceu 8,5% em 2025
No mercado da China, a Apple mantém o primeiro lugar na lista — mesmo que isso indique uma vitória no segmento de tablets, o mesmo não está acontecendo com smartphones. Seguindo logo atrás com competitividade, Huawei, Xiaomi e Honor ganham espaço.
Globalmente, a grande maçã é líder incontestável, com 13,7 milhões de unidades enviadas (+14% em relação a 2024). A Samsung, embora tenha apresentado uma retração de 5,2%, conseguiu preservar a segunda colocação.
A Xiaomi foi destaque positivo, com crescimento de 56,1%, ultrapassando a Lenovo, que agora está na quarta colocação. Apesar de se manter competitiva na China, a Huawei recuou 12,5% no setor.
É válido ressaltar que, além do consumo individual, tablets são adquiridos por empresas e instituições, como escolas. Programas governamentais podem impulsionar vendas ao longo do ano, como aconteceu na Tailândia, que anunciou plano de compras multimilionário de dispositivos tecnológicos.
Nos EUA, o Departamento de Educação está enfrentando pressões políticas, reduzindo expectativas de grandes aquisições em um futuro próximo.
E aí? O que achou dessas informações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: GSM Arena

Preparado pra guerra
Galaxy Tab Active5 Tactical Edition: tablet é lançado com foco em operações militares