Mercado global de tablets cresceu 8,5% em 2025

Segundo relatório compartilhado pela Canalys, uma renomada empresa de análise independente, o mercado global de tablets cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2025. Os motivos por trás do impulsionamento variam de região para região, mas são positivos para o segmento como um todo.

Apple, Samsung e Xiaomi são as três primeiras colocadas no mercado global; contudo, enquanto a sul-coreana apresenta um recuo de 5,2%, a chinesa conquistou um crescimento anual de 56,1% — e não mostra sinais de desaceleração.

Sobre a situação dos Estados Unidos, a expansão foi creditado à necessidade de substituição de equipamentos adquiridos durante a pandemia, que já estão completando quatro ou cinco anos de uso.

Partindo para a China, os subsídios governamentais, somados aos descontos tradicionais do Ano Novo Lunar, resultaram em uma expansão de dois dígitos nas remessas.

Voltando para os EUA, a administração do Presidente Trump anunciou tarifas abrangentes, mas isentou smartphones, tablets e chips, mitigando o impacto imediato. Mesmo assim, a Canalys antecipa que, com o encarecimento de outros produtos, os compradores priorizarão menos a troca de tablets, aumentando o ciclo de renovação.

Fabricante   Remessas (1ºT 2025) Market Share (1ºT 2025)  Remessas (1ºT 2024)  Market Share (1ºT 2024)  Crescimento anual
Apple  13.746 37,3% 12.062 35,5% 14,0%
Samsung 6.633 18,0% 7.000 20,6% -5,2%
Xiaomi 3.072 8,3% 1.969 5,8% 56,1%
Lenovo 2.537 6,9% 2.135 6.3% 18,8%
Huawei 2.394 6,5% 2,735 8,1% -12,5%
Outros 8.453 22,9% 8.046 23,7% 5,1%
Total  36.834 100,0% 33.947 100,0% 8,5%

Leia mais

  • Galaxy Tab S10 FE+ é o tablet perfeito pra ESTUDAR! Primeiras impressões
  • Tablet Honor Pad GT: conheça o concorrente chinês do iPad
  • Motorola apresenta novo tablet Moto Pad 60

Com projeções positivas para a Apple, mercado global de tablets cresceu 8,5% em 2025

No mercado da China, a Apple mantém o primeiro lugar na lista — mesmo que isso indique uma vitória no segmento de tablets, o mesmo não está acontecendo com smartphones. Seguindo logo atrás com competitividade, Huawei, Xiaomi e Honor ganham espaço.

Globalmente, a grande maçã é líder incontestável, com 13,7 milhões de unidades enviadas (+14% em relação a 2024). A Samsung, embora tenha apresentado uma retração de 5,2%, conseguiu preservar a segunda colocação.

A Xiaomi foi destaque positivo, com crescimento de 56,1%, ultrapassando a Lenovo, que agora está na quarta colocação. Apesar de se manter competitiva na China, a Huawei recuou 12,5% no setor.

É válido ressaltar que, além do consumo individual, tablets são adquiridos por empresas e instituições, como escolas. Programas governamentais podem impulsionar vendas ao longo do ano, como aconteceu na Tailândia, que anunciou plano de compras multimilionário de dispositivos tecnológicos.

Nos EUA, o Departamento de Educação está enfrentando pressões políticas, reduzindo expectativas de grandes aquisições em um futuro próximo.

E aí? O que achou dessas informações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: GSM Arena

Conteúdo Relacionado
Galaxy Tab Active5 Tactical Edition: tablet é lançado com foco em operações militares

Preparado pra guerra

Galaxy Tab Active5 Tactical Edition: tablet é lançado com foco em operações militares

Adicionar aos favoritos o Link permanente.