Android 16 será lançado já em junho para celulares Pixel

A próxima geração do Android está mais próxima do que nunca. Durante o evento The Android Show, o Google confirmou que o Android 16 será lançado oficialmente em junho, começando pelos smartphones da linha Pixel.

A novidade marca uma mudança significativa no cronograma tradicional da empresa, que costumava liberar novas versões do sistema entre setembro e outubro.

A declaração foi feita por Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, no encerramento da apresentação. Segundo ele, a antecipação faz parte de um novo calendário de desenvolvimento que visa acelerar a entrega de recursos e proporcionar mais foco para o Android fora do palco principal do Google I/O.

Com a nova linha do tempo, conseguimos preparar o Android 16 para uma chegada mais rápida. Os usuários do Pixel devem ficar atentos às atualizações já no próximo mês

Sameer Samat, presidente do ecossistema Android


Foco em inteligência artificial muda o jogo

Tradicionalmente, o Google usava seu grande evento anual para desenvolvedores, o Google I/O, como palco principal para o lançamento de versões estáveis do Android. No entanto, este ano a empresa preferiu separar os anúncios de sistema operacional dos focados em inteligência artificial, dando a cada frente o seu próprio destaque.

A estratégia também permite que o novo Android tenha mais visibilidade antes e depois do I/O, aproveitando melhor o calendário de lançamentos e a atenção da mídia especializada.

Samsung e outras marcas devem receber o Android 16 durante o inverno

Para os aparelhos que não fazem parte da linha Pixel, a chegada do Android 16 está prevista para os meses seguintes. Samat afirmou que a nova versão começará a ser liberada para Samsung e outras fabricantes “ainda neste verão” (inverno no Brasil), o que indica um cronograma entre julho e setembro.

No caso da Samsung, é esperado que os primeiros testes com o sistema comecem em breve, possivelmente em forma de beta da interface OneUI 8 para dispositivos como o Galaxy S25.

A liberação estável pode coincidir com o lançamento dos dobráveis Galaxy Z Fold 7 e Flip 7, mas também há chance de versões preliminares chegarem antes a modelos já existentes.

Expectativas para a nova versão do sistema

Entre as principais novidades do Android 16 está o Material 3 Expressive, uma renovação visual ousada que traz mais fluidez, cores vibrantes, personalização e foco em usabilidade. Recursos como Live Updates, animações conectadas ao feedback tátil e melhorias no desempenho fazem parte da experiência prometida.

Além disso, a nova versão deve integrar ainda mais profundamente o assistente Gemini, levando funções de inteligência artificial para mais áreas do sistema e aplicativos. A promessa é de uma experiência mais intuitiva, preditiva e pessoal.

Leia também:

  • Android 16: como vai funcionar o Modo Avançado de Proteção
  • Android 16 trará recurso Identity Check para mais smartphones
  • Google inicia testes com modo desktop para o Android 16

Um novo ciclo para o Android

Com a antecipação do Android 16, o Google sinaliza que está disposto a quebrar velhos padrões e adaptar seu calendário ao ritmo da inovação. A nova estratégia pode beneficiar tanto usuários quanto desenvolvedores, que passam a ter acesso às ferramentas mais cedo e com mais clareza no planejamento.

Para quem possui um dispositivo Pixel, a espera agora é curta. E para o restante do ecossistema Android, o verão trará a próxima grande evolução do sistema móvel mais usado do mundo.

Fonte: Google

Conteúdo Relacionado
OFICIAL: Google revela design Material 3 Expressive do Android 16

Look renovado

OFICIAL: Google revela design Material 3 Expressive do Android 16

Adicionar aos favoritos o Link permanente.