O Android está prestes a ficar mais vibrante, fluido e pessoal. Durante o evento The Android Show: I/O Edition, o Google apresentou oficialmente o Material 3 Expressive, uma profunda reformulação visual que será incorporada ao Android 16 e ao Wear OS 6 ainda este ano, começando pelos dispositivos Pixel.
A nova linguagem expande os princípios do Material You com foco em movimento, personalização e acessibilidade visual, oferecendo uma experiência mais intuitiva e envolvente tanto no smartphone quanto no relógio inteligente.
Interações mais humanas e visuais mais vivos
O Material 3 Expressive introduz um sistema de animações dinâmicas que tornam o uso do Android mais responsivo e até divertido.
Ao descartar uma notificação, por exemplo, o usuário sentirá uma vibração háptica suave e verá as notificações adjacentes reagirem sutilmente ao gesto. Esses efeitos também se aplicam ao alternar entre apps, ajustar o volume ou deslizar a cortina de notificações.
Além disso, a interface passa a usar fundos desfocados para dar profundidade e manter a percepção dos apps em segundo plano, enquanto os temas de cores dinâmicas ficam mais ousados, realçando a separação visual entre os elementos da tela.
As animações são projetadas para parecerem naturais e agradáveis, enquanto os novos contrastes tipográficos tornam a leitura mais rápida e clara
Tela de bloqueio, barra de status e configurações mais funcionais
A tela de bloqueio do Android 16 também recebeu ajustes: agora, com notificações ativas, a data, o clima e o relógio são reposicionados para facilitar a leitura.
Um novo recurso chamado Live Updates traz informações em tempo real de apps como Uber, Google Maps e apps de delivery diretamente para a tela bloqueada e o display sempre ativo.
Na barra de status, os ícones foram redesenhados para maior legibilidade. Já no painel de configurações rápidas, os botões ganharam formas arredondadas e a área para o controle de brilho e volume foi redesenhada com alças maiores, facilitando o uso com uma mão.
É possível incluir mais atalhos como Lanterna, Modo Avião ou Não Perturbe no menu compacto.



Relógios com Wear OS 6: mais imersão e até 10% a mais de bateria
No Wear OS 6, o Material 3 Expressive foi adaptado para a tela circular dos relógios. As animações seguem a curvatura do display e criam a sensação de profundidade ao rolar listas ou navegar por menus. Os botões agora se moldam ao formato da tela, tornando o toque mais confortável e preciso.



Além disso, a autonomia de bateria foi otimizada, com ganhos de até 10%, segundo o Google. Transições suaves, elementos que mudam de forma conforme a função e temas de cor integrados ao mostrador do relógio completam a reformulação visual.
Primeiros apps redesenhados: Gmail, Fitbit e Google Photos
A experiência do Material 3 Expressive não vai se limitar ao sistema. O Google anunciou os primeiros aplicativos próprios que estão sendo redesenhados com a nova linguagem visual:
- Fitbit: estatísticas como passos ganham gráficos mais coloridos ao atingir metas, e os filtros de período (dia, semana, mês) agora ficam acessíveis no canto inferior da tela.
- Gmail: a lista de e-mails aparece sobre um cartão com cantos arredondados, as animações de swipe foram aprimoradas, e o botão de escrever nova mensagem está mais destacado.
- Google Photos: as visualizações de álbuns serão em tela cheia com uma barra flutuante para editar, compartilhar e adicionar imagens, tornando as ações mais acessíveis.
Quando e onde veremos essas mudanças?
O Material 3 Expressive será disponibilizado ainda em 2025 para celulares e relógios da linha Pixel. O Android 16 será lançado com o Material You como interface padrão em junho, mas a nova linguagem será implementada em uma atualização posterior.



Parceiros como Motorola, que historicamente seguem de perto as diretrizes do Google, poderão adotar o novo padrão, embora empresas como Samsung e OnePlus costumem aplicar suas próprias identidades visuais.
Leia também:
- The Android Show 2025: Google antecipa novidades do Android antes do I/O
- Google pode mudar o visual do seu logotipo ‘G’ em breve
- Simplify: Google agora ajuda você a entender respostas em resultados de busca
Um Android mais expressivo
O Google também disponibilizará APIs e templates para que desenvolvedores de terceiros adaptem seus apps ao novo visual. A ideia é expandir a consistência visual em todo o ecossistema Android, tornando a interação com dispositivos mais agradável e personalizada.
Para quem deseja vivenciar tudo o que o Material 3 Expressive pode oferecer, os dispositivos Pixel continuarão sendo a melhor porta de entrada. A promessa da Google é clara: mais cor, mais vida e mais personalidade para os seus dispositivos.
Fonte: Google

Parceria inédita
Gemini IA poderá transformar qualquer foto em vídeo