A Philips anunciou que irá liberar moldes digitais para impressão 3D de peças de barbeadores Philips, como parte de um novo programa voltado à sustentabilidade e ao combate ao descarte precoce de eletrônicos pessoais.
A ação faz parte da iniciativa chamada Philips Fixables, inicialmente lançada na República Tcheca, em parceria com a fabricante de impressoras 3D Prusa Research. Os arquivos para impressão já estão disponíveis na plataforma Printables, de acesso gratuito e com alcance global, permitindo que usuários em qualquer país baixem os modelos e imprimam as peças em casa.
Leia mais:
- Baseus lança power bank magnético mais fino do mundo
- O que significam as cores das luzes das caixas Amazon Echo com Alexa?
- BL lança fones de ouvido Bluetooth JBL Live Flex 3
Onde encontrar e como imprimir
Atualmente, o único componente disponível para download é um pente ajustável que se encaixa ao popular aparador OneBlade, da Philips. A empresa recomenda o uso de filamento PLA padrão para a impressão e orienta que o modelo seja mantido no mesmo posicionamento do arquivo original, dispensando suportes extras e garantindo a durabilidade da peça.
A Philips alerta que modificações no arquivo com a intenção de economizar filamento ou reduzir o tempo de impressão podem comprometer a resistência e funcionalidade do acessório. Por isso, o cumprimento das diretrizes é essencial para assegurar a qualidade da peça substituta.

Sustentabilidade no centro da iniciativa
A principal motivação por trás do Philips Fixables é incentivar o reparo em vez da substituição de aparelhos inteiros por conta de pequenas quebras ou perdas de acessórios. A iniciativa visa reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte precoce de dispositivos que poderiam ter vida útil prolongada com simples consertos.
Com essa proposta, a empresa quer facilitar a vida dos consumidores que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para encontrar peças de reposição, seja pela indisponibilidade local ou pelos prazos longos de envio.
Qualidade e segurança mantidas
Segundo a Philips, todos os arquivos disponibilizados são desenvolvidos em conjunto com a Prusa Research e seguem padrões de qualidade e segurança da empresa. A durabilidade e o desempenho, no entanto, continuam dependentes do tipo de material usado na impressão e da fidelidade às orientações de produção.
LG lança novas caixas de som LG XBoom XL7T e XL5T
A empresa também oferece um formulário para que consumidores sugiram peças específicas que gostariam de ver disponibilizadas no futuro. Apesar disso, a marca não garante que todos os pedidos serão atendidos e não estipula prazos para análise e liberação dos novos modelos.
Planos para expansão
Embora o projeto tenha começado com apenas um componente, a Philips já adiantou que pretende ampliar a biblioteca de moldes 3D em breve. Estão nos planos novos acessórios para barbeadores, como pentes reguláveis, e até mesmo peças para escovas de dentes elétricas e secadores de cabelo.
Dock da Anker com Thunderbolt 5 tem até uma fonte embutida
A ampliação dessa iniciativa pode representar um avanço importante na forma como empresas e consumidores lidam com reparos domésticos, estimulando práticas mais ecológicas e acessíveis — especialmente em países onde a reposição de peças pode ser custosa ou demorada.

E morreu
Google está matando as ROMs? A causa por trás da escassez
Fonte: Philips