“Diários de um Robô-Assassino”, nova série original da Apple TV+, estreia nesta sexta-feira, 16 de maio, e traz como protagonista um robô hackeado que desafia suas diretrizes programadas. A produção mistura ficção científica com elementos de comédia e é estrelada por Alexander Skarsgård, conhecido por papéis em “Succession” e “Big Little Lies”.
Disponível exclusivamente no catálogo do Apple TV+, a série chega com dois episódios iniciais e novos capítulos lançados semanalmente até 11 de julho. A trama acompanha Murderbot, uma Unidade de Segurança artificial (SecUnit) que, após hackear seu próprio sistema, ganha livre arbítrio e precisa disfarçar sua vontade própria enquanto cumpre a missão de proteger uma equipe de cientistas humanos.
Baseada no livro “The Murderbot Diaries”, da premiada autora Martha Wells, a adaptação tem produção da Paramount Television Studios e direção dos irmãos Chris e Paul Weitz, indicados ao Oscar. O elenco ainda conta com Noma Dumezweni, David Dastmalchian, Sabrina Wu, Akshay Khanna, Tamara Podemski e Tattiawna Jones.

Leia mais:
- Sem Piedade: nova minissérie da Netflix ganha teaser
- Pacificador: veja o teaser da 2ª temporada da série
- DNA do Crime: segunda temporada da série da Netflix ganha trailer
Robô introspectivo e novelas espaciais
Murderbot é muito mais do que um robô armado e programado para proteger. Ele é introspectivo, obcecado por novelas de ficção e se sente desconfortável com emoções humanas. Seu maior desejo? Ser deixado em paz para maratonar sua série favorita, “Sanctuary Moon”.
No episódio de estreia, intitulado FreeCommerce, a Unidade de Segurança é encarregada de proteger os cientistas da Preservation Aux, grupo de pesquisa com interações sociais complexas e tensas. Ao longo da missão, o robô tenta esconder sua autonomia recém-conquistada enquanto lida com as dificuldades de se passar por uma máquina obediente.
Já no segundo episódio, Eye Contact, um integrante do grupo, Gurathin, suspeita das atitudes de Murderbot e o interroga para avaliar se o comportamento incomum representa uma ameaça.
Comédia ácida e ação futurista
Apesar da premissa sombria, “Diários de um Robô-Assassino” traz um humor ácido que contrasta com a tensão das cenas de ação. A série é descrita pela crítica norte-americana Inverse como “minha série de ficção científica favorita do ano!”.
Alexander Skarsgård também assina a produção executiva da série, ao lado dos irmãos Weitz, Andrew Miano, David S. Goyer e Keith Levine. Martha Wells, autora da obra original, participa como produtora consultora.

Releitura da inteligência artificial
A série explora a inteligência artificial de forma inusitada: com um robô que teme emoções humanas e prefere simular sua programação do que se conectar com pessoas reais. Murderbot desafia a imagem clássica de androides obedientes ao apresentar falhas emocionais, crises de identidade e até vícios em entretenimento.
Echo Valley | Filme de suspense estrelado por Julianne Moore e Sydney Sweeney ganha trailer
A obra toca em temas contemporâneos como privacidade digital, autonomia das máquinas e a fragilidade das relações humanas em um mundo dominado por tecnologias.
Sucesso esperado
Com direção de nomes conhecidos e um elenco de peso, a produção tem potencial para conquistar o público fã de ficção científica, drama psicológico e séries com toques de sátira.
Além de seu enredo envolvente, os efeitos visuais, trilha sonora e ambientação futurista contribuem para transformar “Diários de um Robô-Assassino” em um dos lançamentos mais aguardados do Apple TV+ em 2025.

É bom?
Impressões sobre o Motorola Edge 60 Fusion: Tela, Câmera, Bateria e MAIS!
Fonte: Apple