Parece ficção, mas aos poucos está se tornando realidade: moto voadora polonesa inspirada em Star Wars passa de 200 km/h. Trata-se de uma criação do engenheiro polonês Tomasz Patan, conhecido no segmento por suas inovações em veículos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Moto voadora criada pelo engenheiro polonês Tomasz Patan demonstra desempenho incrível e gera entusiasmo em demonstração por meio de vídeo do YouTube.
O veículo foi projetado para um único ocupante e está em fase de testes. Desde já, por meio de um vídeo publicado no YouTube, chama a atenção pelo visual inovador e pela capacidade de voo incrível.
O projeto foi mantido em sigilo até agora, mas a empresa conhecida como Volonaut resolveu disponibilizar ao público vídeos nos quais a moto voadora supera terrenos acidentados, decolando e pousando sem dificuldades.
A máquina é movida por um sistema de propulsão a jato, podendo atingir, segundo os seus idealizadores, até 200 km/h. Oferece também visão panorâmica ao piloto, que assume posição similar à de competidores do MotoGP, inclinando-se para frente durante o voo.
Para ver o desempenho em ação, confira o vídeo oficial:
Leia mais
- Embraer fará “carro voador” com a marca de Ayrton Senna
- Autoflight anuncia o V400 eVTOL seu drone e cargas e de passageiros
- Curitiba pode receber primeira decolagem de um carro voador na América Latina em março
Com feitos iniciais impressionantes, moto voadora polonesa inspirada em Star Wars passa de 200 km/h
Este modelo é diferente de aeronaves ou drones tradicionais, porque não utiliza hélices. Essa característica é a responsável por viabilizar manobras em espaços apertados com mais facilidade.
Foi desenvolvido em conjunto um sistema de estabilização automatizado, controlado por um computador de bordo, garantindo um voo mais seguro e tranquilo.
Como é de se esperar em projetos inovadores como este, nem todos estão recebendo a ideia com total entusiasmo. Foi observado que, nas redes sociais, pessoas estão preocupadas com o possível excesso de barulho e, principalmente, com a segurança.
Um usuário do YouTube fez a seguinte indagação, ao assistir a demonstração da Volonaut: “As pessoas já têm dificuldade para dirigir carros. Como será com veículos voadores?”
Obviamente, só o tempo trará as respostas para essas perguntas, pois ainda estamos na fase de testes, longe do acesso público.
Espera-se que a moto voadora da Volonaut impulsione não apenas os seus pilotos em áreas de difícil acesso, mas também ajude a acelerar o desenvolvimento da mobilidade aérea pessoal.
E aí? O que achou da novidade? Recebeu a notícia com entusiasmo ou ceticismo? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: news.com.au

Empresa gigante!
Embraer anuncia investimento de R$ 20 bi para aeronaves e carros voadores