A Apple está desenvolvendo um novo modelo de óculos inteligentes inspirado no estilo Meta Ray-Ban, com previsão de lançamento para 2027, segundo informações da Bloomberg.
O dispositivo não será um headset de realidade aumentada completo como o Vision Pro, mas sim um acessório leve, discreto e com foco em funcionalidades de inteligência artificial. A proposta da Apple é competir diretamente com os Meta Ray-Ban, óculos inteligentes da empresa de Mark Zuckerberg que já fazem sucesso no mercado ao permitir a gravação de vídeos e fotos com comandos simples, além de acesso ao assistente Meta AI.

Leia mais:
- Apple Vision Pro 2 ainda pode ser lançado em 2025
- Apple Intelligence deve chegar ao Vision Pro em abril
- Óculos Project Moohan: primeiro vídeo de hands-on mostra potencial do Android XR
Chip exclusivo está em desenvolvimento
De acordo com o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple está progredindo no desenvolvimento de um novo chip dedicado que dará vida aos óculos inteligentes. O início da produção desse chip está previsto para o final de 2027. Isso indica que os óculos poderão ser lançados até o fim daquele ano ou no início de 2028.
O processador seria baseado em versões anteriores dos chips da Apple, como os do Apple Watch, sugerindo que os óculos precisarão estar conectados a um iPhone ou outro dispositivo da marca, tal como acontece com os AirPods e o Apple Watch.
Sem realidade aumentada (ainda)
Apesar dos rumores anteriores sobre óculos de realidade aumentada, o projeto atual da Apple aposta em um dispositivo sem sobreposição de imagens no mundo real. Em vez disso, os óculos devem usar câmeras para escanear o ambiente e oferecer assistências por IA.

Essa abordagem é similar ao que já acontece com os Meta Ray-Ban e também lembra o recurso de Visual Intelligence em aparelhos como o iPhone 15 Pro, que utiliza inteligência artificial para identificar elementos do ambiente usando ferramentas como Google Lens ou ChatGPT.
Siri com IA pode ganhar protagonismo
Com o avanço da chamada Apple Intelligence, a empresa pretende integrar sua assistente virtual Siri com recursos aprimorados por IA generativa. Isso pode tornar os óculos ainda mais úteis no cotidiano, com comandos de voz mais precisos e funções contextualizadas com base no que o usuário está vendo ou fazendo.
Project Moohan: Samsung mostra seu primeiro óculos de realidade virtual Android XR
Se isso se concretizar, a experiência com os óculos poderá ser significativamente mais fluida do que as oferecidas por concorrentes atuais, como Meta Ray-Ban ou até mesmo o próprio Vision Pro.
Foco é superar a Meta
Tim Cook, CEO da Apple, tem o objetivo claro de bater de frente com a Meta no segmento de smart glasses. Segundo a Bloomberg, além do modelo simplificado, a empresa também mantém em desenvolvimento um modelo mais ambicioso com suporte à realidade aumentada total.
A estratégia pode incluir o lançamento de múltiplos modelos com diferentes faixas de preço, facilitando o acesso de novos usuários ao ecossistema de wearables da Apple.

Leve com você
STARLINK MINI! Unboxing, preços e testes iniciais
Fonte: Bloomberg