Unigel recusa proposta de recuperação  de fábricas da Petrobras

Fonte: divulgação

A empresa petroquímica Unigel recusou o acordo proposto pela Petrobras que visava reativar duas fábricas de fertilizantes na região nordeste. As instalações estão fechadas há dois anos e estão localizadas na região de Camaçari, na Bahia, e Laranjeiras, em Sergipe.

A companhia não concordou com os planos de resgate da estatal, que obrigava a petroquímica a participar de uma licitação para definir a operadora das fábricas.

Na proposta original discutida na Petrobras, a estatal abriria mão de um pleito de R$ 1,4 bilhão na justiça e ainda alocaria R$ 200 milhões para o retorno da Unigel na operação das fábricas. A medida tinha a intenção de iniciar a produção de amônia e ureia, dispensando a licitação. A alternativa deveria ter sido votada no final de março.

Tensões e divisões no conselho da Petrobras

De acordo com interlocutores da Petrobras ouvidos pela reportagem do jornal O Globo, a operação de retomada das fábricas contou com grupos políticos apelidados internamente de “Clube da Bahia”. A discussão dividiu o conselho da companhia e levou a discussões intensas de seus integrantes. Informações revelaram que muitos temiam ser alvos de processos no TCU (Tribunal de Contas da União) e do MPF (Ministério Público Federal).

A dispensa de licitação acendeu um alerta em conselheiros do governo Lula, que atuaram para eliminar novas tentativas de firmar o acordo. Magda Chambriard, CEO (presidente executiva) da Petrobras recuou, temendo uma derrota na votação.

O futuro da Unigel e a recuperação judicial

O conselho de administração irá se reunir nesta sexta-feira (9) para discutir uma possível extensão do prazo. A intenção é acomodar os interesses da Unigel que passa por um processo de recuperação judicial. A empresa baiana busca garantias de receita para operar a fábrica sem prejuízos e um capital de retorno para retomada da operação. 

É nesse cenário movediço que o Conselho de Administração terá de encontrar uma saída que acomode os interesses da Unigel com os da própria companhia. O caso, como se sabe, já se arrasta há mais de um ano, e a retomada do setor de fertilizantes é uma das prioridades do governo Lula através da gestão de Magda.

O post Unigel recusa proposta de recuperação  de fábricas da Petrobras apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.