Papa Leão XIV: Arquidiocese se manifesta sobre novo líder da Igreja Católica

Papa Leão XIV: Arquidiocese se manifesta sobre novo líder da Igreja Católica

Papa Leão XIV: Arquidiocese se manifesta sobre novo líder da Igreja Católica
(Foto: Vatican News/ Reprodução)

Diferentes personalidades e entidades pelo mundo se pronunciaram a respeito da escolha do papa Leão XIV, nesta quarta-feira (8). Em Juiz de Fora, os sinos da Catedral Metropolitana badalaram por cerca de dez minutos, celebrando a escolha do novo líder da Igreja Católica. O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou que esse é um momento de alegria para toda a Igreja.

“A rapidez na escolha significa que a Igreja já tinha na cabeça o que queria para o cargo. Robert Prevost é uma síntese: é norte-americano, de origem francesa e espanhola, trabalhou na América Latina, atua e possui familiares na Itália (além de ser formado nas faculdades romanas). Ele resume o papa Francisco, pois conta com muitas novidades preciosas dele para o mundo atual. Ao mesmo tempo, recolhe coisas do papa Bento XVI, como competência acadêmica e intelectual. É um resumo do mundo ocidental, uma pessoa escolhida pelo Espírito Santo. Vai encantar o mundo com seu governo.”

  • LEIA TAMBÉM: Papa Leão XIV: Arquidiocese se manifesta sobre novo líder da Igreja Católica

Confira outras manifestações sobre o papa Leão XIV

Confederação Nacional dos Bispos do Brasil

Também foi o caso da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O secretário-geral da instituição, Dom Ricardo Hoepers, saudou o eleito. “O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do papa Francisco e depois pelo conclave.”

Além disso, Dom Ricardo ressalta o desejo de “caminhar em comunhão com o seu ministério, com o espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres”. “A luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos. Pedimos sua benção para o povo brasileiro e, desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio”, complementa.

O secretário-geral da CNBB também conta que o então cardeal já estava com passagens compradas para vir ao Brasil, na semana passada, na assembleia geral da Confederação, para pregar o retiro a todos os bispos do país. “Quando o convidamos, ele imediatamente aceitou. O Brasil ganha; o mundo ganha.”

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em registro na Truth Social, que é uma grande honra saber que Leão XIV, nascido em Chicago, é o primeiro papa estadunidense. “Que emoção e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, escreveu.

Luiz Inácio Lula da Silva

Em suas redes sociais, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também cumprimentou o novo papa. “Desejo que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos. Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo.”

  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

O post Papa Leão XIV: Arquidiocese se manifesta sobre novo líder da Igreja Católica apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.