Powell diz que ‘é muito cedo’ para medir impactos das tarifas

Fonte: Reprodução/Fed

O plano tarifário do presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou as incertezas sobre o desempenho da economia norte-americana, mas os efeitos ainda não foram sentidos. A afirmação foi feita pelo presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, nesta quarta-feira (7).

“A incerteza sobre a trajetória da economia é extremamente elevada. […] Os riscos de maior desemprego e maior inflação parecem ter aumentado [após o anúncio das tarifas], mas isso ainda não se materializou nos dados”, disse Powell durante coletiva de imprensa, segundo o InfoMoney. O Fed decidiu manter os juros inalterados na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano.

Ainda assim, o presidente do banco central dos EUA afirmou que é “muito cedo” para fazer ajustes na política monetária. “As pessoas estão preocupadas com a inflação em um eventual choque das tarifas, mas o choque ainda não chegou. Nossa política [monetária] está em um bom lugar, então achamos que podemos esperar e agir quando estiver claro qual é a coisa certa a fazer”, declarou.

Powell também avaliou que as tarifas impostas por Trump podem “atrasar” o cumprimento das metas estabelecidas pelo Fed, caso sejam mantidas nos níveis atuais.

“O que parece provável — dado o escopo e a escala das tarifas — é que certamente veremos os riscos de uma inflação mais alta e de um desemprego mais elevado aumentarem. E, se isso se confirmar — se as tarifas forem finalmente aplicadas nesses níveis, o que ainda não sabemos —, não veremos mais progresso em direção às nossas metas”, pontuou. “Podemos ver um atraso nisso.”

Powell diz que críticas de Trump não afetam seu trabalho

Depois que o Fed (Federal Reserve) anunciou a decisão de manter a taxa de juros inalterada pela terceira vez, na faixa dos 4,25% a 4,5% ao ano, o presidente do autoridade monetária, Jerome Powell, reforçou que seu trabalho não é afetado pelos os pedidos de Donald Trump para que o banco central dos EUA reduza os juros. 

“Sempre faremos a mesma coisa, que é usar nossas ferramentas para promover o máximo emprego e a estabilidade de preços em benefício do povo americano. Sempre vamos considerar apenas os dados econômicos, as perspectivas, o balanço de riscos — e só isso. É tudo o que vamos levar em conta”, disse Powell em coletiva de imprensa após a decisão.

“Portanto, isso realmente não afeta nem o nosso trabalho nem a forma como o realizamos”, completou o presidente do Fed.

O post Powell diz que ‘é muito cedo’ para medir impactos das tarifas apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.