Netflix lança novo visual na TV e busca alimentada pelo ChatGPT no iOS

Redesign da interface da Netflix na TV

A Netflix está começando a lançar uma reformulação da interface para seu aplicativo em TVs (incluindo a Apple TV) globalmente, de acordo com uma publicação em seu blog.

Segundo a empresa, a página inicial redesenhada na TV está mais simples, mais intuitiva e “representa melhor a amplitude de entretenimento na Netflix hoje”.

A aba Início agora apresenta um banner maior no centro, sugerindo algo que você pode querer assistir. Abaixo, é possível conferir diferentes coleções de conteúdos recomendados para você. A nova interface também move os atalhos da barra lateral à esquerda para uma seção na parte superior da tela.

A interface foi projetada para encontrar programas de TV e filmes mais facilmente, destacando coisas como conteúdo ao vivo e jogos transmitidos para a sua TV.

A Netflix também está implementando novas “recomendações responsivas”, que se baseiam nos trailers você está assistindo ou quem você está procurando, para que possa sugerir títulos que você vai querer assistir. Por exemplo, se você pesquisar por comédias românticas, a Netflix adaptará sua página inicial para mostrar mais títulos relacionados.

Busca por inteligência artificial

Além da reformulação do visual na TV, a Netflix também está testando novas ferramentas para dispositivos móveis, uma das quais utiliza inteligência artificial generativa — alimentada pelo ChatGPT, da OpenAI, segundo o TechCrunch.

Busca por IA no app Netflix

Ainda em beta no iOS — e opcional, diga-se — a novidade permite que usuários descrevam o que desejam assistir usando uma linguagem mais natural, em vez de digitar um título específico ou navegar por gênero.

Por exemplo, você pode digitar “Quero algo engraçado e animado” ou “Mostre-me um mistério sombrio que não seja muito longo” e receber sugestões que se encaixem nessas preferências.

A opção está disponível para um pequeno grupo de usuários, inicialmente.

Feed de vídeos verticais

A Netflix também vai começar a testar, nas próximas semanas, um feed de vídeos verticais semelhante ao do TikTok em seu aplicativo para dispositivos móveis, com o intuito de “ajudar você a descobrir algo novo para assistir”.

A partir dos vídeos, você poderá assistir ao programa ou filme imediatamente, bem como adicioná-lo à sua lista de itens salvos ou compartilhar o clipe com amigos.

Feed de vídeos verticais na Netflix

Essa não é a primeira vez que a Netflix testa um feed no estilo do TikTok; em 2021 a empresa experimentou um recurso chamado “Kids Clips” que tinha o mesmo formato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.