

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju confirmou nesta quarta-feira, 7, um caso de leptospirose no bairro Industrial. Desde janeiro de 2025 até o momento, esse é o terceiro caso confirmado da doença, sendo todos em moradias com condições sanitárias precárias.
Diante da confirmação, a pasta da saúde realizou na terça-feira, 6, uma ação emergencial no bairro Industrial para conter focos da doença. A operação foi conduzida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) com medidas de desratização e orientação à população.
De acordo com o supervisor de endemias José Bomfim, equipes da Vigilância de Zoonoses foram até a casa do paciente e ao entorno, identificando focos de roedores e aplicando veneno. “A leptospira está na urina do rato e o simples contato com áreas contaminadas pode levar à infecção”, alertou.
Durante a inspeção, foram encontrados ratos doentes e tocas em quintais e terrenos livres. O agente de combate a endemias Elielson Lima reforçou que o descarte irregular de lixo e a má conservação dos ambientes favorecem a proliferação dos roedores.
A Prefeitura de Aracaju orienta a população a manter os espaços limpos, evitar contato com áreas de risco e armazenar corretamente o lixo como forma de prevenção.
por João Paulo Schneider
Com informações da SMS
O post Secretaria confirma terceiro caso de leptospirose em Aracaju apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.