Ibovespa inicia ‘Super Quarta’ em alta; dólar sobe 

Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, a B3, iniciou o pregão desta quarta-feira (7) em terreno positivo, refletindo o otimismo cauteloso dos investidores diante das negociações comerciais entre EUA e China. 

Além da geopolítica, o foco dos mercados também está nas decisões de política monetária que serão anunciadas hoje tanto no Brasil quanto nos EUA.

Por volta das 10h18 (horário de Brasília) o marcador apresentava um leve ganho de 0,19%, aos 133.770 pontos. 

O dólar inciava a sessão com o mesmo ritmo positivo do Ibovespa, ao passo que avançava 0,40%, cotado a R$ 5,73.

As commodities operam com ganhos moderados, acompanhando o sentimento global. O minério de ferro fechou em leve alta, enquanto o petróleo registra avanço modesto no início do dia — movimento que pode beneficiar empresas exportadoras listadas na B3.

Ibovespa é guiado por expectativas em torno dos juros

No cenário doméstico, o Ibovespa reflete as expectativas do mercado que espera que o Copom eleve a Selic em 0,5 ponto percentual, enquanto o Federal Reserve deve manter os juros estáveis na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano. 

No entanto, mais do que as decisões em si, os comunicados que acompanham os anúncios devem atrair as atenções, à medida que os investidores buscam pistas sobre os próximos passos dos dois bancos centrais em meio a um cenário de incertezas econômicas globais.

Selic perto do fim do ciclo e cenário externo mais positivo, avalia Paulo Gala

O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, prevê que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a Selic em 0,5 ponto percentual nesta “Super Quarta”, mas sem fechar totalmente a porta para novos ajustes.

Ele vê uma dúvida no ar: se o ciclo de aperto termina agora ou não. Segundo ele, o mercado de trabalho brasileiro continua mostrando força, com taxas mínimas de informalidade e subocupação, o que pressiona salários, mas ainda sem comprometer o equilíbrio inflacionário — desde que essa pressão não fuja ao controle.

O especialista também comentou os desdobramentos externos, destacando medidas recentes da China para reanimar sua economia, como cortes de juros e liberação de compulsórios, além da reaproximação comercial com os Estados Unidos. “Tudo leva a crer que eles devem chegar em algum acordo sobre tarifas nas próximas semanas ou meses, para benefício mútuo”, disse, referindo-se à retomada do diálogo formal entre as duas potências.

Na avaliação de Gala, o Brasil pode sair ganhando em um ambiente global de realocação de recursos, com maior apetite por ativos de países emergentes, especialmente se os sinais de convergência da inflação abrirem espaço para o início de um ciclo de corte de juros ainda neste ano.

Indústria surpreende, avalia economista-chefe do Master

Paulo Gala destacou nesta quarta-feira (7) que a produção industrial brasileira surpreendeu positivamente em março, com alta de 1,2% frente ao mês anterior — um desempenho acima do esperado pelo mercado.

Para ele, o resultado indica que o setor industrial pode dar uma contribuição relevante para o PIB do primeiro trimestre, especialmente devido ao bom desempenho de segmentos de maior valor agregado, como químicos e farmoquímicos.

“A produção industrial subiu 1,2% em março, bem acima do esperado, uma surpresa positiva que deve contribuir bastante para o PIB do primeiro trimestre”, afirmou Gala. Ele observou ainda que, em relação ao mesmo mês de 2024, a indústria brasileira está operando num nível 3% superior, com alguns setores chegando a avanços de até 8%.

Apesar de uma retração nos bens de capital, o economista destacou a forte recuperação nos bens de consumo duráveis — puxada por segmentos como automóveis e linha branca — como mais um sinal de retomada industrial.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 06h00 – Zona do euro: Vendas no varejo em março

▪️ 09h00 – IBGE: Produção industrial de março

▪️ 11h00 – EUA: Estoques de petróleo do DoE

▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

▪️ 15h00 – MDIC: Balança comercial de abril

Eventos

▪️ 15h00 – EUA: Fed anuncia decisão de política monetária

▪️ 15h30 – EUA: Powell participa de coletiva de imprensa

▪️ 18h30 – Copom anuncia decisão da Selic

Balanços

▪️ EUA/antes da abertura: Walt Disney

▪️ Brasil/após o fechamento: Bradesco, Engie, Klabin, Minerva, C&A, Guararapes, Rede d´Or, Taesa, Ultrapar e Vivara

O post Ibovespa inicia ‘Super Quarta’ em alta; dólar sobe  apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.