Shein e Temu investem no Brasil e Europa para driblar tarifas

Foto: Shein/Divulgação

As empresas chinesas Shein e Temu têm aumentado significativamente seus gastos com publicidade digital na Europa e América Latina como estratégia de compensar os prejuízos causados pelas tarifas do presidente Donald Trump. Os dados foram divulgados pela consultoria Sensor Tower e destacam a alta em 800 vezes dos recursos  gastos pela Temu em marketing nas redes sociais somente para o Brasil em comparação com 2023.

Segundo o relatório, o investimento em publicidade na América latina cresceu 140% em abril para as duas empresas, em comparação com investimentos realizados em março do mesmo ano. A estratégia é semelhante ao que a Temu adotou nos EUA em 2022, quando buscava captar clientes da Shein e incitar a competição em território norte-americano. 

A migração dos investimentos reflete a necessidade de manutenção do crescimento dessas empresas em ritmo acelerado e expõe uma reconfiguração no mapa de consumidores. Na França e Reino Unido, a Shein ampliou os investimentos em anúncios digitais em 35% na comparação mensal entre março e abril. A Temu cresceu seu capital alocado nos dois países respectivamente em 40% e 20%. 

EUA sofre fuga de investimentos 

Em contraste, os EUA sofreram redução nos investimentos das duas empresas chinesas, onde reduziram suas campanhas digitais em meio a proibição do regime dos chamados minimis, onde produtos com valor inferior a US$ 800 não sofriam taxações do governo americano. A regra, que permitia às varejistas comercializar roupas de 12 dólares e acessórios de US$ 5 sem taxas, foi encerrada em 2 de maio por determinação do presidente Donald Trump.

A decisão das companhias impacta diretamente estratégias de marketing das marcas, que agora enfrentam margens mais apertadas e buscam manter os consumidores americanos já conquistados. A base de usuários nos EUA cresce em ritmo mais lento desde o início do mandato de Donald Trump, fato que justifica cautela das empresas e preferência por mercados com menor resistência tarifária.

No Reino Unido, a mudança de estratégia trouxe resultados imediatos em termos de visualização. Os downloads do aplicativo da Shein aumentaram 25% em Abril e a Temu viu sua presença em celulares britânicos mais que dobrar. O número de usuários ativos teve crescimento mais modesto, com 5% para a Shein e 10% para a Temu.

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