GPA (PCAR3): Rafael Ferri é eleito ao conselho com amplo apoio

Imagem: Divulgação
Rafael Ferri / Foto: Divulgação

A GPA, controladora do Pão de Açúcar (PCAR3), realizou uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) nesta segunda-feira (05), com aprovação da destituição integral do antigo Conselho de Administração, por 303.412.393 votos. Entre os destaques do resultado, Rafael Ferri conquistou a maior votação individual entre os candidatos ao conselho, com 320,8 milhões de votos.

Com isso, o empresário garantiu uma das nove vagas no conselho da GPA — em uma eleição feita sob o sistema de voto múltiplo. 

Essa destituição do antigo Conselho de Administração da GPA era um dos principais objetivos do empresário Nelson Tanure, que articulou a convocação da reunião por meio do fundo Saint German.

Mesmo conseguindo emplacar um nome no colegiado, Tanure ainda teve uma derrota por não conseguir eleger a nova chapa que havia costurado nos bastidores. 

Dois dos três nomes ligados diretamente a Tanure, os nomes de Pedro Borba e Rodrigo Tostes foram retirados das candidaturas antes da votação. Sendo assim, o empresário emplacou somente Sebastián Los.

Chapa de Ferri

Enquanto isso, o grupo de Ferri conseguiu outro lugar no conselho com Edison Ticle.

Por outro lado, também foi eleito para o colegiado a empresa André Coelho Diniz, diretor do grupo varejista mineiro Coelho Diniz. A família havia feito duas indicações.

A AGE da GPA também aprovou os nomes de Marcelo Pimentel (atual CEO), Ronaldo Iabrudi, Christophe Hidalgo, Helene Bitton, André Diniz e Líbano Barroso para o conselho.

GPA (PCAR3): Tanure indica um nome ao conselho; saiba quem

Nos desdobramentos da formação do novo conselho de administração da GPA (PCAR3), o fundo de investimento controlado pelo investidor Nelson Tanure nomeou somente um membro para o colegiado da rede varejista, durante assembleia de acionistas realizada nesta segunda-feira (5): Sebastián Los.

“Optamos apenas por eleger um candidato independente e de nossa confiança, com profundo conhecimento do mercado de varejo, como forma de proteger nosso investimento, tendo em vista o cenário difícil que antevemos para a GPA”, disse Tanure à Reuters.

A proposta de Tanure para destituição do atual conselho da GPA e a eleição de novos membros para o colegiado, ocorreu no final de março. O empresário detém cerca de 7% das ações da empresa.

No entanto, a partir da entrada de chapas sustentadas pelo investidor Rafael Ferri e a família Coelho Diniz, dona da rede de supermercados, o cenário de apoio mudou e os votos se diluíram, o que tornou mais improvável a eleição de todos os indicados de Tanure.

A participação na GPA foi comprada por Tanure no ano passado e, desde então, ele tem demonstrado interesse em comprar mais ações do grupo francês Casino na companhia brasileira, conforme noticiado pela Reuters em março.

O post GPA (PCAR3): Rafael Ferri é eleito ao conselho com amplo apoio apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.