
A Microsoft anunciou hoje mudanças no Authenticator, seu aplicativo oficial de autenticação multifatorial. As mudanças valem especificamente para o recurso de preenchimento automático de senhas, o qual não estará mais disponível no software.
A partir de junho deste ano, não será mais possível salvar novas senhas no Authenticator. Em julho, o aplicativo não será mais capaz de preencher senhas automaticamente e, em agosto, não será possível mais acessá-las no app.
Posts relacionados
- Microsoft lança novos agentes de IA para pesquisa e análise no Copilot
- Copilot, da Microsoft, chega ao Mac com suporte a voz e geração de imagens
- Microsoft testa recurso para cancelar envio de emails no Outlook para Mac
As senhas já salvas no software permanecerão armazenadas na conta da Microsoft do usuário e acessíveis para autopreenchimento no navegador Edge — uma maneira de “simplificar” o acesso a elas, segundo as próprias palavras da empresa.
A Microsoft está simplificando o preenchimento automático para que você possa utilizar senhas armazenadas facilmente em todos os dispositivos. Como parte destas atualizações, o preenchimento automático no Microsoft Authenticator será descontinuado a partir de julho de 2025.
Dessa forma, com essa mudança, a Microsoft de fato “forçará” o uso do Edge para quem quiser usar o recurso em dispositivos móveis — uma atitude conveniente, uma vez que o navegador ainda não conta com uma grande base de usuários.
O Authenticator, por sua vez, se tornará um aplicativo focado especialmente na geração de códigos de autenticação multifatorial — embora a Microsoft prometa manter o suporte às Chaves-senha (Passkeys), que fogem um pouco desse escopo supracitado.