
Diferente das principais montadoras no ramo de máquinas agrícolas, a Yanmar teve desempenho positivo em 2024 graças a estratégia de atender pequenos e médios produtores rurais. Com um crescimento de 15% tanto em receita como em volumes de equipamentos comercializados, a empresa pretende ampliar sua atuação neste ano de 2025.
Segundo o coordenador de vendas da Yanmar no Brasil, Rafael Ribeiro, o plano é começar a atender lavouras médias na produção de grãos como soja e milho. A companhia, na esteira de sua estratégia, lançou recentemente um novo modelo de trator com potência de 105 cavalos, focado na eficiência.
“Vamos terminar 2025 com o mesmo crescimento do ano passado”, prevê Ribeiro, que não revelou o volume da receita nem a quantidade de máquinas comercializadas. As informações são do portal Globo Rural.
Perfil de consumidores
Os clientes da Yanmar são, em sua maioria, proprietários de terras entre 1 a 150 hectares, voltados para a produção de café, hortifrútis e pecuária. Pela baixa dimensão dos terrenos, a marca tem entre seus tratores mais vendidos a potência entre 24 e 90 cavalos, 100% mecânicos e custam de R$ 95 mil a R$ 290 mil. “Qualquer mecânico ajusta, e as peças são muito mais baratas”, diz Ribeiro.
De acordo com o coordenador de vendas, a Yanmar ampliou sua participação no mercado de 8% para 11% ao ano, ocupando a quinta posição entre empresas do segmento em território nacional. John Deere, New Holland e Massey Ferguson ocupam as três primeiras posições com foco majoritário na produção de grãos.
A Yanmar desembarcou no Brasil nos anos 1950 e montou sua primeira fábrica fora do Japão em Indaiatuba (SP), mas interrompeu a produção agrícola em 2000 para focar em equipamentos de construção, geradores e linha marítima. O agronegócio corresponde atualmente a 65% do faturamento das atividades no Brasil, onde o segmento foi retomado em 2017.
Em torno de 80% das vendas da empresa tem financiamento do Plano Safra através do Moderfrota, linha do projeto de estímulo voltado à renovação de máquinas agrícolas. A empresa, porém, busca diminuir a dependência desses recursos.
O post Yanmar lucra com pequenos produtores e planeja expansão apareceu primeiro em BPMoney.