Maio será um mês especial para os fãs do cinema nacional na Netflix. No dia 05 de maio, a plataforma incluirá em seu catálogo uma seleção de clássicos e títulos marcantes que celebram diferentes fases, estilos e personagens da cultura brasileira. No centro da programação está ‘Dois Filhos de Francisco‘, cinebiografia de Zezé Di Camargo & Luciano, que dá título a esta lista e simboliza o poder das histórias emocionantes baseadas em trajetórias reais. O filme acompanha a jornada de superação da dupla sertaneja, sob a liderança obstinada do pai Francisco, e se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria do país.
Outro destaque é ‘Cazuza: O Tempo Não Pára‘, que narra a vida intensa e breve do icônico cantor e poeta da geração dos anos 1980. A produção mistura irreverência e drama ao retratar sua ascensão meteórica, sua luta contra a AIDS e o legado musical que impactou uma geração inteira. Já ‘Meu Nome Não É Johnny‘ explora o submundo do tráfico a partir da perspectiva de um jovem da classe média carioca, trazendo à tona questões morais, sociais e de identidade — temas que seguem relevantes até hoje.
Completam a leva títulos como ‘O Homem Que Copiava‘, que mistura romance, comédia e crime com originalidade; ‘Eu Tu Eles‘, inspirado em uma história real sobre amor e convivência no sertão; e ‘Deus é Brasileiro‘, sátira religiosa protagonizada por um criativo e irreverente Deus em busca de um substituto. Os lançamentos reafirmam a força do cinema brasileiro em retratar suas contradições, afetos e personagens de forma única — e agora, acessível para novos públicos através do streaming.
Confira a lista:
‘As Vidas de Chico Xavier’
Baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, o filme descreve a trajetória do médium que viveu 92 anos desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica.
‘Meu Nome Não É Johnny‘
A história verídica de João Guilherme Estrella, um jovem de classe média que vive a vida intensamente e se torna um dos maiores traficantes de cocaína do Rio de Janeiro no início da década de 90.
‘Dois Filhos De Francisco‘
Francisco é um lavrador de Goiás que sonha em transformar seus dois filhos em uma famosa dupla sertaneja. Em meio a muitos percalços, um empresário consegue fazer deles um sucesso no interior do Brasil, até que um acidente interrompe a carreira da dupla.
‘Cazuza: O Tempo Não Pára’
Conta a carreira meteórica da estrela de rock Cazuza que causou um grande impacto na geração da década de 80. O filme relata a história de um jovem rebelde que descobriu seu talento como compositor e cantor, tornando-se famoso.
‘O Homem Que Copiava‘
André, operador de fotocopiadora, precisa de 38 reais para impressionar a garota dos seus sonhos. Ajudado por seu amigo e pela colega de trabalho, ele faz planos para conseguir dinheiro. Todos dão certo. E é aí que seus problemas começam.
‘Deus é Brasileiro‘
Deus decide tirar férias, mas antes deve encontrar um santo que possa governar o universo enquanto Ele estiver fora. Durante sua missão, Ele se torna amigo de um jovem muito inteligente, Taoca.
‘Eu Tu Eles‘
Inspirado em uma história real. Numa casa onde vivem uma mulher e seus três maridos ninguém quer sair perdendo: o amor, a amizade, a dignidade. Para resolver o impasse, são realizadas as alianças mais inesperadas com uma solução surpreendente.
‘Carlota Joaquina, Princesa Do Brasil‘
Uma comédia histórica surrealista, contada como um conto de fadas, que retrata a história do século XVIII no Brasil ao examinar a sórdida verdade sobre a família real que formou a base da