Petrobras (PETR4): preço do querosene de aviação fica quase estável em maio

Petrobras
Petrobras (Foto: divulgação)

A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta-feira (2) que o preço médio de venda do QAV (querosene de aviação) para as distribuidoras registrou um avanço de 0,3% a partir de quinta-feira (1º), o que representa uma alta de R$ 0,01 por litro em relação ao preço praticado em abril.

De acordo com a estatal, na comparação com dezembro de 2024, a variação é de apenas 0,5%, equivalente a um acréscimo de R$ 0,02 por litro.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado exclusivamente para as distribuidoras, que são responsáveis pelo transporte e pela comercialização do combustível às empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou ainda para revendedores — como apontou o InfoMoney.

A companhia destacou ainda que o mercado brasileiro é aberto, sem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtoras ou importadoras de QAV.

Petrobras (PETR3): Santander retira ação de sua carteira recomendada

O mês de abril foi extremamente negativo para a Petrobras (PETR3;PETR4), que acabou sendo excluída da principal carteira recomendada do Santander, que reúne as cinco principais indicações mensais do banco.

O banco retirou as ações ordinárias da carteira Santander Valor para o mês de maio, mesmo mantendo a recomendação de compra.

A razão para a exclusão da Petrobras foi a mesma que levou ao momento negativo vivido pelos preços do petróleo, em razão do tarifaço anunciado pelo presidente americano Donald Trump, segundo o Money Times.

Os investidores se preocupam que as barreiras comerciais causem uma recessão ao mundo, o que tipicamente reduz a demanda pela commodity.

Com isso, os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) despencaram 21,48% em abril, enquanto os preferenciais (PETR4) tombaram 19,38%, duas das maiores quedas do Ibovespa no mês.

Outro destaque do Santander para a movimentação feita na carteira foi a intenção da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados) em aumentar a produção de petróleo nos próximos meses, elevando a oferta global da commodity.

O post Petrobras (PETR4): preço do querosene de aviação fica quase estável em maio apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.