Visit Iguassu divulga balanço de ações na primeira assembleia geral de 2025

Visit Iguassu - Assembleia Geral 2025

O Visit Iguassu realizou sua primeira assembleia geral ordinária de 2025. Primeiramente, a entidade discutiu e votou as demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2024. Em seguida, apresentou as ações gerais realizadas no primeiro quadrimestre de 2025, envolvendo campanhas de divulgação do Destino Iguaçu.

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Nos primeiros quatro meses de 2025, o Visit Iguassu marcou presença em 16 ações de mercado. O destaque esteve em sua participação ativa em dois eventos nacionais, o Fórum Panrotas e a WTM Latin America, além de três internacionais: Routes Americas, em colaboração com Setur, CCR e Embratur; Fitur, na Espanha; e ITB Berlin, na Alemanha.

Durante o período, a equipe do Visit Iguassu promoveu cinco workshops nacionais com a temática “Vale Tudo em Foz do Iguaçu”. As cidades anfitriãs foram Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Sorocaba (SP). Além disso, o Visit Iguassu participou de três convenções de operadoras de turismo: Abreu, Rextur Advance + Visual Operadora e BWT Operadora.

No cenário internacional, o destino esteve presente em três workshops no México, durante o Road Show Festival Brasil México. Ao todo, 1.255 agentes foram treinados nessas ações, fortalecendo o posicionamento do destino no mercado de lazer e eventos.

MICE/eventos

O setor de MICE do Visit Iguassu captou 11 novos eventos no primeiro quadrimestre do ano, somando 9,1 mil participantes, com média de 3,4 dias em Foz do Iguaçu. Essas ações contabilizam a geração de R$ 46,5 milhões de retorno ao município. O setor somou, ainda, nesse período:

  • 5 eventos apoiados;
  • 22 processos de eventos em captação;
  • 12 visitas de inspeção de clientes de eventos;
  • treinamento de 71 profissionais do segmento MICE;
  • participação em três feiras nacionais, contabilizando 16 visitas a clientes MICE em São Paulo e no Rio de Janeiro;
  • envio de 32 boletins de oportunidades de negócios aos associados.

Comunicação e marketing

As ações de comunicação e marketing no período somam 40 conteúdos postados entre press releases, notas e artigos. Além disso, foram cinco ações realizadas com influenciadores e quatro press trips. Houve também uma campanha de baixa temporada aproveitando a divulgação da novela Vale Tudo, seguindo o mesmo tema com o portal G1, um programa especial sobre o destino no Estúdio C e mais a campanha de mídia digital.

O site recebeu mais de 53 mil acessos, 17 posts na Travmedia – plataforma que conecta profissionais de imprensa dos Estados Unidos e países da América Latina. No Instagram e Facebook, juntos, foram alcançados dois milhões de contas e mais de 839 mil visualizações.

Mascote

O Quati, mascote oficial do Visit Iguassu, esteve presente no programa Estúdio C da RPC TV, no lançamento da novela no Sanma Hotel, nas gravações de Páscoa e na convenção da BWT Operadora. No YouTube, foram 154.544 visualizações de vídeos e mais de 37 mil novos inscritos; no LinkedIn, 49.963 impressões; e no TikTok, 576 novos inscritos e 827.658 visualizações.

Reforço de mídia e estratégias conjuntas

Com seis convênios firmados com o Fundo Iguaçu para ações de promoção e marketing do destino, o Visit Iguassu gestiona, em nome da Gestão Integrada do Turismo, alguns projetos específicos que levam a marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

Dentre esses projetos, destacam-se a renovação da contratação da empresa de representação do Destino Iguaçu nos Estados Unidos e Canadá, Global Vision Access. Além disso, uma empresa na China, a CBN, irá criar e gerir uma estratégia de mídia social.

Duas grandes campanhas de mídia nacional também foram conveniadas, uma com foco no primeiro semestre do ano e a outra no segundo semestre de 2025. Certamente, devem ajudar a impulsionar ainda mais o destino.

Campanha na China

Por meio da Gestão Integrada do Turismo, com apoio financeiro do Fundo Iguaçu, o Destino Iguaçu inicia uma campanha digital para promoção na China. Desse modo, o intuito é criar e impulsionar campanhas nas plataformas específicas autorizadas no país. As estratégias de mídias sociais serão intensificadas com perfis nas mídias sociais: WeChat, Weibo e Little Red Book (RED). Como resultado, o grande foco é aumentar o reconhecimento da marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

Dados da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu revelam que, em 2023, a cidade recebeu 6.336 visitantes chineses. Já em 2024, o número cresceu 156%, totalizando 16.256 turistas, tornando a China o décimo maior emissor de turistas internacionais ao Destino Iguaçu e o maior da Ásia.

Avaliação do Visit

Por fim, Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, ressaltou que a prestação de contas é um compromisso fundamental com a transparência e a confiança que norteiam o trabalho da entidade. “Esse momento reforça o nosso dever de mostrar aos associados como estamos aplicando os recursos. Além disso, quais metas estamos alcançando e quais resultados estamos gerando para o destino. Mais do que números, é uma oportunidade de reforçar o valor da nossa atuação conjunta e fortalecer o vínculo com quem acredita e investe no nosso propósito.”

Conforme Kenji Takao, diretor-administrativo, ações como essa fortalecem a confiança e a credibilidade entre o Visit Iguassu e os associados: “O mais importante, além da obrigação ética, é a transparência e a confiança. Quando se demonstra as ações, as atividades e a prestação de contas, os associados conseguem entender como o dinheiro está sendo aplicado. Isso gera automaticamente confiança e credibilidade. Dessa forma, as pessoas participam mais. O dinheiro que entra na instituição é dos empresários associados, então é preciso que seja bem gerido e que haja uma boa prestação de contas.”

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