Google testa inclusão de anúncios em chatbots

Com o intuito de continuar com os seus ganhos atuais mesmo em um hipotético futuro incerto, Google testa inclusão de anúncios em chatbots e tenta se adaptar para a nova era das máquinas impulsionadas por inteligência artificial (IA).

Com o intuito de se preparar para todos os cenários possíveis, Google testa inclusão de anúncios em chatbots desde 2024. Os resultados não foram compartilhados publicamente, mas tudo indica serem promissores.

Contextualizando a situação, a gigante da tecnologia faturou mais de US$ 50 bilhões com anúncios em buscas, segundo seus últimos resultados trimestrais.

Preparando-se para um futuro no qual ferramentas de IA se tornem a principal forma de buscar informações, o Google está testando novas formas de anúncios — que ainda não estão sendo implementadas no Gemini, o seu próprio assistente.

De acordo com um relatório compartilhado pelo veículo midiático internacional Bloomberg, a companhia iniciou ainda em 2024 um plano para adaptar o AdSense, o seu sistema de publicidade, às experiências encontradas nos chatbots.

Normalmente, anúncios do AdSense aparecem em buscas e sites parceiros; contudo, a partir do ano passado, testes restritos a startups de IA foram realizados, incluindo apps de buscas como o Liner e o iAsk.

Leia mais

  • Google One deve implementar recurso para backup do eSIM [RUMOR]
  • YouTube testa sua própria versão de resumos com IA para vídeos
  • Google Maps vai mudar de visual no Android

Com planos para um futuro ainda incerto, Google testa inclusão de anúncios em chatbots

Apesar de os resultados não terem sido divulgados abertamente, tudo indica que foram positivos, porque a multinacional está permitindo que mais desenvolvedores de chatbots integrem o seu sistema de publicidade.

O AdSense para Buscas está disponível para sites que desejam exibir anúncios relevantes em suas experiências de IA conversacional”, destacou um porta-voz do Google.

Caso esse cenário hipotético no qual os usuários migrem em massa para chatbots em busca de informações se concretize, o Google estaria pronto para trabalhar nessa nova realidade, sustentando os seus lucros com a expansão do AdSense.

Até o momento da publicação desta matéria, o Gemini e a Busca por IA da empresa não exibem as propagandas, porém, tudo indica que isso pode mudar em breve e, logo mais, a experiência gratuita e sem anúncios será somente uma lembrança do passado.

O Google I/O, evento marcado para este mês, pode trazer esclarecimentos adicionais sobre a monetização do Gemini. Enquanto esse futuro projetado pela gigante da tecnologia não chega, os profissionais estão preparando o terreno para o que pode ser o novo normal.

Será mesmo que a era dos chatbots gratuitos e sem anúncios chegará ao fim? Só o tempo dirá. E aí? O que achou das informações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: arstechnica

Conteúdo Relacionado
Conferência Google I/O 2025 é confirmada para maio

Já tem data

Conferência Google I/O 2025 é confirmada para maio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.