
A inteligência artificial (IA) tem se tornado um tópico frequente de discussão, especialmente no que diz respeito aos seus efeitos sobre o mercado de trabalho.
Com a possibilidade cada vez mais palpável de automatizar diversas atividades, surgem preocupações sobre os empregos que poderão ser substituídos por máquinas no futuro. Diferentes pesquisas já abordaram esse tema, destacando tanto os benefícios quanto os riscos associados à adoção dessa tecnologia.
Estudos recentes, como o relatório de 2023 do Goldman Sachs, preveem que a IA pode automatizar até 300 milhões de empregos em tempo integral nos próximos anos.
A consultoria McKinsey estima que até 375 milhões de trabalhadores poderão ser substituídos pela tecnologia até 2030. Paralelamente, um estudo da Pew Research apontou três profissões que correm maior risco de desaparecimento nos próximos 20 anos devido à IA. Saiba quais são a seguir!
Você tem medo de perder o emprego para a IA? – Imagem: Shutterstock/reprodução
As profissões mais ameaçadas
De acordo com a pesquisa realizada pela Pew Research, três profissões destacam-se por sua vulnerabilidade diante da IA: caixas, jornalistas e operários de fábrica.
Mais de mil especialistas em IA e 5,4 mil adultos dos Estados Unidos participaram do estudo, que identificou uma visão comum entre ambos os grupos sobre os empregos que a tecnologia poderá substituir.
Opiniões dos especialistas e do público
A pesquisa, realizada entre agosto e outubro de 2024, revelou que 73% dos adultos americanos e especialistas em IA acreditam que os caixas terão menos oportunidades de trabalho nas próximas duas décadas. Para jornalistas, cerca de 60% de cada grupo compartilha a mesma previsão.
Por fim, uma parcela maior do público (67%) em comparação com os especialistas (60%) considera que a IA pode substituir operários de fábrica.
Devemos nos preocupar?
Os especialistas em IA, em geral, têm uma visão mais otimista do futuro. A maioria acredita que a tecnologia trará mais impactos positivos do que negativos para os empregos nos próximos 20 anos. No entanto, apenas 23% dos adultos americanos compartilham desse otimismo.
A preocupação com a perda de empregos é maior entre o público, com 64% acreditando na redução de vagas, enquanto apenas 39% dos especialistas têm a mesma opinião.
Ainda que a IA prometa benefícios e avanços, é inegável que ela apresenta desafios significativos para o mercado de trabalho. Nesse cenário, compreender quais profissões estão mais em risco e preparar-se para essas mudanças será essencial para navegar nesse cenário em constante evolução.
O post Estudo coloca 3 profissões como as mais ameaçadas pela IA; saiba quais são apareceu primeiro em Capitalist.