EUA busca negociação com China sobre tarifas, diz mídia estatal

Economia em risco
Foto: EUA/CanvaPro

Os EUA teriam iniciado contato com a China, demonstrando interesse em discutir questões relacionadas a tarifas. A informação foi divulgada pela Yuyuantantian, uma conta no Weibo — popular plataforma de mídia social chinesa — vinculada à Televisão Central da China, veículo de mídia estatal.

A publicação, que cita pessoas não identificadas familiarizadas com o assunto, aponta uma abordagem proativa dos EUA para engajar a China em negociações tarifárias. No entanto, segundo o mesmo post, Pequim não vê necessidade de entrar em discussões com Washington até que o governo Trump tome medidas significativas primeiro. Os detalhes sobre quais seriam essas “medidas significativas” não foram especificados.

Atualmente, os EUA mantêm tarifas de 145% sobre produtos chineses, enquanto a China aplica uma tarifa de 125% sobre mercadorias americanas, conforme apontou o Investing.

Haddad diz que EUA quer reunião com Brasil nos próximos dias

Em meio aos desdobramentos de negociações entre os EUA e seus parceiros comerciais afetados pelas tarifas de Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que tem estabelecido contatos para se reunir em breve com o secretário de Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Além disso, Haddad afirmou ter recebido de autoridades dos EUA, nesta quarta-feira (30), o retorno de que ele estaria disponível para um encontro nos próximos dias.

O chefe da equipe econômica também apontou, em entrevista com jornalistas em Brasília, que pode tratar em um eventual encontro com Bessent das tarifas comerciais impostas pelos EUA. 

No entanto, ele ressaltou que esta agenda está sendo conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e que há vários outros assuntos da Fazenda para serem discutidos com o titular do Tesouro dos EUA.

Haddad tem viagem marcada no fim desta semana para a Califórnia, Estado norte-americano, para tratar sobre investimentos em data centers no Brasil.

O ministro completou as informações dizendo que o encontro com Bessent não deve acontecer nesta visita, mas que pode ocorrer em breve, seja presencialmente ou virtualmente.

O post EUA busca negociação com China sobre tarifas, diz mídia estatal apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.