Consórcio Nova Estrada Real vence leilão da BR-040/495/MG/RJ

A Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão da BR-040/495/MG/RJ, realizado nesta quarta-feira, 30, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O leilão tem como critério para escolha da empresa vencedora o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. A proposta vencedora foi de um desconto de 14%.

Outras duas empresas apresentaram propostas: ERR participações (com proposta de 3,08% de desconto) e Sacyr Concessões e Participações (1%).

A concessão terá duração de 30 anos. O trecho leiloado da rodovia liga as cidades de Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG).

Os trechos da concessão da rodovia BR-040/495/MG/RJ a serem licitados têm extensão total de 218,9 km. O projeto prevê mais de R$ 8,8 bilhões em investimentos, com obras de duplicação, faixas adicionais e conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis.

Outro trecho da rodovia já foram leiloados: a Vinci Highways, da França, venceu o em setembro o trecho rodoviário da BR-040/GO/MG conhecido como Rota dos Cristais, com oferta de deságio de 14,32% sobre a tarifa mínima de pedágio estabelecida no edital.

BR-40 foi primeira rodovia pavimenta no país

Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II e batizada como Estrada União e Indústria, a BR-040 era a principal rota dos barões do café e comerciantes, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, cidade serrana que servia de refúgio à família imperial durante longas temporadas de verão.

O trecho Rio-Petrópolis da rodovia foi o primeiro pavimentado do Brasil, em 1928, por determinação do então presidente Washington Luís. Nos anos seguintes, a infraestrutura foi estendida até Juiz de Fora e, durante o governo de Juscelino Kubitschek, consolidou-se como uma das principais ligações com Brasília, a nova capital federal.

A Concer, empresa do Grupo Triunfo, administra o trecho Rio-Juiz de Fora da BR-040 desde 1996. O prazo de exploração terminaria em 2021, mas a empresa conseguiu a prorrogação na Justiça, alegando desequilíbrio no contrato, ou seja, gerava prejuízo à companhia, por causa da obrigação de realizar as obras.

Os três trechos a serem relicitados passam por ao menos nove municípios fluminenses e mineiros, onde moram 1,8 milhão de pessoas. De acordo com o relatório de sustentabilidade da antiga concessionária, o trecho concedido registrou a passagem de 25,1 milhões de veículos pagantes de pedágio em 2023. A arrecadação foi de R$ 259 milhões. No entanto, o ano terminou com prejuízo de R$ 11 milhões.

[*com informações da EBC e Agência Brasil]

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