
Agricultores familiares do Paraná estão recebendo exemplares do Calendário Biodinâmico, contendo orientações específicas a respeito dos ciclos da lua.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Leia também:
Em palestra, biólogo Atila Iamarino destaca o perigo da desinformação
As primeiras entregas do projeto Semeando Gestão ocorreram no último dia 15, em Cascavel, durante visita técnica aos agricultores do Assentamento Valmir Mota de Oliveira.
A iniciativa do calendário tem como parceiros Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, governo federal e Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR).
Além da versão física, com espaço para anotações manuais sobre plantio, poda e colheita, há também uma versão digital. Para conferi-la, no site do Itaipu Parquetec, clique aqui.
O calendário tem como base os princípios da agricultura biodinâmica. Tal técnica busca criar um sistema agrícola autossustentável, respeitando os ciclos da natureza e os ritmos astronômicos.
“O Calendário Biodinâmico não é apenas uma ferramenta de apoio ao agricultor, mas traz a valorização dos saberes tradicionais, combinados com práticas atualizadas de produção agroecológica”, explica o diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni.
Eliane Balbinotti, agricultora familiar, cita algumas das aplicações práticas. “Na lua minguante, por exemplo, plantamos raízes como mandioca e batata-doce. Também é o período ideal para podas, porque a planta sofre menos”, argumenta.
Ademais do calendário, o projeto Semeando Gestão presta assistência técnica aos agricultores familiares na área geográfica de atuação de Itaipu.
A iniciativa também investe no fortalecimento das redes de cooperação, de forma a ampliar a renda e o bem-estar dos agricultores familiares.
(Com informações de Itaipu Binacional)
O post Calendário baseado nos ciclos da lua beneficia agricultores do Paraná apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.