Wall Street recua após queda no PIB dos EUA; S&P cai 1%

Os principais índices de Wall Street recuavam nesta quarta-feira, depois que dados mostraram que a maior economia do mundo se contraiu pela primeira vez em três anos no primeiro trimestre, ampliando as preocupações sobre o impacto econômico das políticas tarifárias do presidente Donald Trump.

+PIB dos EUA encolhe 0,3% no 1° trimestre: ‘Sejam pacientes’, diz Trump

O crescimento de vagas de emprego no setor privado também desacelerou mais do que o esperado em abril, enquanto o índice PCE – o indicador de inflação preferido do Federal Reserve – subiu um pouco mais do que o esperado em março, na base anual.

Os relatórios desta quarta-feira se juntam a uma série de dados divulgados ao longo do mês que apontaram para uma perspectiva cada vez mais incerta para a economia dos EUA, à medida que as consequências das tarifas e da política comercial errática do governo Trump entram em vigor.

“Dada a quantidade de danos causados às empresas (e) à confiança do consumidor, poderíamos estar apenas começando a ver uma continuação desses números mais fracos”, disse John Luke Tyner, gerente de portfólio da Aptus Capital Advisors.

Os gastos dos consumidores dos Estados Unidos aumentaram no mês passado, pois as famílias buscaram comprar veículos a fim de evitar preços mais altos e escassez devido às tarifas.

Operadores estão agora precificando um corte total de um ponto percentual na taxa de juros pelo Fed até o final do ano.

Cotações em Wall Street

O Dow Jones caía 0,77%, a 40.215,78 pontos. O S&P 500 tinha queda de 1,06%, a 5.501,80 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 1,50%, a 17.198,63 pontos.

Todos os setores do S&P 500 estavam em baixa, com as ações dos setores de consumo discricionário e de tecnologia da informação caindo 3,6% e 2,3%, respectivamente.

A Meta e a Microsoft recuavam 2% e 3% antes de seus resultados trimestrais, que serão divulgados após o fechamento dos mercados, e que os investidores estão observando atentamente para obter clareza sobre as perspectivas do setor e investimentos focados em inteligência artificial.

Os índices de Wall Street recuperaram algum terreno neste mês depois de uma queda acentuada com os anúncios das tarifas do “Dia da Libertação” em 2 de abril, mas estão a caminho de perdas mensais.

O S&P 500 deve interromper sua melhor sequência de vitórias desde novembro, se as perdas se mantiverem até o fechamento.

A quarta-feira também marca 100 dias desde que Trump assumiu o cargo. Mudanças erráticas nas políticas comerciais e incertezas têm agitado os mercados durante esse período, compensando o otimismo inicial em relação às políticas favoráveis aos negócios.

O post Wall Street recua após queda no PIB dos EUA; S&P cai 1% apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.