
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) formalizou, na última sexta-feira (25), a concessão do primeiro título de Doutora Honoris Causa da história da instituição.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Leia também:
Evento comemora os 15 anos da Unila e sua importância para a fronteira
A entrega do título recebeu o aval unânime dos membros do Conselho Universitário (Consun), que realizou sua 95.ª Sessão Ordinária.
Conforme a Unila, a homenageada é a educadora popular, feminista e ativista ambiental Moema Viezzer, reconhecida internacionalmente.
Os vínculos de Moema com a universidade têm vários anos. Em 2018, a educadora doou seu acervo particular à universidade. Além disso, o Observatório Educador Ambiental leva, justamente, o nome de Moema Viezzer.
Ao receber o primeiro título de Honoris Causa da história da Unila, Moema expressou seu desejo de que o mundo avance no diálogo de saberes e da interculturalidade.
“Confesso que me senti muito honrada e, não posso deixar de dizer, muito comovida por esse gesto que me causou grande surpresa e alegria”, afirmou.
“Vejo nesse reconhecimento o valor de todo um saber construído coletivamente, do qual tive a oportunidade de fazer parte. A Unila sempre foi, pra mim, um horizonte inspirador”, complementou.
De acordo com a universidade, títulos de Honoris Causa estão entre as mais altas honrarias a pessoas de destaque, mesmo sem vínculo formal com a instituição.
Quem é Moema Viezzer?
Nascida no Rio Grande do Sul, a homenageada pela Unila tem 86 anos e longa trajetória na educação popular no Brasil e países da América Latina.
Em 1992, por exemplo, atuou na conferência ambiental ECO-92, no Rio de Janeiro, incentivando a produção de documentos como a Carta da Terra. Em 2005, entrou na lista de mulheres indicadas para o Prêmio Nobel da Paz, ao lado de outras 51 brasileiras.
(Com informações da assessoria da Unila)
O post Unila concede primeiro doutorado honoris causa da história da instituição apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.