A Showtime Networks e a Entertainment One da Lionsgate venceram um processo que as acusava de copiar o thriller de sobrevivência ‘Eden’, de 2015, na aclamada série de suspense ‘Yellowjackets’ (via THR).
Ambas as produções acompanham um time de futebol cujos membros começam a exibir comportamento de culto e a cogitar o canibalismo após um pouso forçado em um local remoto.
O juiz distrital dos EUA, Dean Pregerson, rejeitou o processo nesta última sexta-feira (25), considerando que os enredos, personagens, temas e cenários das duas obras não são semelhantes o suficiente para constituir violação de direitos autorais.
Supostas semelhanças no enredo entre o filme e a série de TV fizeram parte da análise do tribunal, com Pregerson afirmando que a linha do tempo atual em ‘Yellowjackets’ “tem pouca semelhança” com a história de ‘Eden’.
Embora os criadores de Eden tenham argumentado que o filme faz fortes alusões ao canibalismo, o tribunal afirmou que a trama se concentra no debate dos personagens sobre se devem ou não reter alimentos dos sobreviventes feridos. Ao longo das duas semanas em que o filme se passa, a facção do personagem principal consegue coletar alimentos sem jamais considerar ou recorrer ao canibalismo, afirmou a ordem.
O tribunal também afirmou que outras similaridades funcionam como temas comuns encontrados em diversos thrillers de sobrevivência – como a morte de um treinador principal e a sobrevivência de seus dois filhos, tentativas de sobreviventes de escapar do isolamento e a divisão de grupos em facções rivais.
“Não há dúvida de que tentativas de fuga por sobreviventes de naufrágios ou encalhados são comuns na ficção e na história, de Odisseu, Robinson Crusoé e Gilligan a Shackleton e a seleção uruguaia de rúgbi”, escreveu Pregerson. “Instâncias de competição, tribalismo e faccionalismo em cenários de desastre ou em resposta à escassez de recursos são quase tão comuns, de ‘A Tempestade’ a ‘Survivor’, passando por grande parte do gênero pós-apocalíptico, como os filmes ‘Mad Max’ ou qualquer uma das inúmeras histórias de zumbis, até, mais tipicamente, ‘O Senhor das Moscas’.”
E como as duas obras compartilham pontos básicos da trama, é natural que tenham tons idênticos, como argumentou o tribunal.
Pregerson explica: “é difícil imaginar como qualquer drama sério envolvendo uma descida ao canibalismo ritualizado, e suas consequências, poderia excluir elementos de solenidade e contemplação profunda”.
Em sua decisão, Pregerson rejeitou os argumentos de que ‘Eden’ e ‘Yellowjackets’ têm personagens e cenários sobrepostos. Enquanto os sobreviventes no filme de 2015 são liderados por Slim — um atleta negro, adulto, que serve como bússola moral do grupo — Jackie, a capitã do time na série de TV, é retratada como uma “adolescente, branca, chorona e egocêntrica” que acaba sendo excluída por seus colegas.
O juiz também enfatizou que ‘Eden’ se passa em uma ilha tropical inabitável, que, segundo ele, não guarda nenhuma semelhança com a natureza boreal canadense em ‘Yellowjackets’.
“Além disso, o cenário de ‘área desolada’ destacado pela autora é um elemento comum em histórias de sobrevivência, incluindo eventos históricos como as dificuldades da seleção uruguaia de rúgbi nos Andes ou a Festa de Donner na Sierra Nevada”, acrescentou Pregerson.
Lembrando que ‘Yellowjackets’ está disponível na Netflix e na Paramount+.
Criada por Ashley Lyle e Bart Nickerson (‘Narcos’), a série é descrita como uma mistura de “sobrevivência épica, terror psicológico e drama”.
Uma equipe de talentosas estudantes se tornam improváveis sobreviventes de um acidente de avião, que cai em uma área remota e isolada. Enquanto acompanhamos a jornada delas de sobrevivência, vemos a vida que elas tentam reconstruir 25 anos após o acontecimento, provando que o passado nunca fica para trás.
O elenco conta com Melanie Lynskey, Tawny Cypress, Ella Purnell, Christina Ricci, Juliette Lewis, Sophie Nélisse, Jasmin Savoy Brown, Sophie Thatcher, Sammi Hanratty, Steven Krueger e Warren Kole.
The post ‘Yellowjackets’: Showtime vence disputa JUDICIAL envolvendo direitos autorais; Entenda! first appeared on CinePOP Cinema.