
A OpenAI anunciou hoje que está expandindo os recursos do ChatGPT com uma nova atualização focada em compras — a fim de competir diretamente com gigantes de busca, como o Google.
Segundo a empresa, a função permite que os usuários pesquisem produtos, comparem opções e até façam compras por meio de links dentro do próprio chatbot.
Muito em breve, essa novidade estará disponível para todos, incluindo quem não está logado no ChatGPT. O recurso abrange categorias como eletrônicos, moda, beleza e itens para casa; há, inclusive, planos de incluir mais opções no futuro.
A busca se tornou uma das nossas funcionalidades mais populares e que mais crescem, com mais de 1 bilhão de pesquisas realizadas só na última semana.

Ao contrário dos motores de busca tradicionais, os resultados de compras no ChatGPT não são influenciados por anúncios pagos. Eles são gerados de maneira orgânica, com base nas pesquisas dos usuários e nas informações como preços, resenhas e disponibilidade de diversos sites.
De acordo com a OpenAI, o objetivo é criar uma experiência de compras mais personalizada e conversacional, levando em conta as preferências anteriores do usuário e as interações passadas com o chatbot.
A companhia ainda demonstrou como é possível buscar produtos como máquinas de café expresso ou cadeiras de escritório. Quando o usuário clica em um produto, são exibidas informações detalhadas, como imagens, avaliações e preços, com links para sites externos onde é possível concluir a compra.
Shopping
We’re experimenting with making shopping simpler and faster to find, compare, and buy products in ChatGPT.
Improved product results
Visual product details, pricing, and reviews
Direct links to buy
Product results are chosen independently and are not ads.… pic.twitter.com/PkZwsTxJUj
— OpenAI (@OpenAI) April 28, 2025
Compras
Estamos testando uma nova forma de deixar as compras no ChatGPT mais simples e rápidas — facilitando a busca, comparação e compra de produtos. Resultados de produtos aprimorados
Detalhes visuais dos produtos, preços e avaliações
Links diretos para comprar
Os resultados de produtos são selecionados de forma independente e não são anúncios.
Essas melhorias no recurso de compras começam a ser liberadas hoje para todos os usuários Plus, Pro, Gratuito e também para quem usa o ChatGPT sem login. A atualização será distribuída gradualmente e deve ser concluída nos próximos dias.
Esse modelo posiciona o ChatGPT como uma ferramenta não apenas para pesquisar produtos, mas também para ajudar nas decisões de compra, fazendo comparações com o Google Shopping, mas sem depender de anúncios pagos.
Além disso, a OpenAI está lançando novos recursos de memória e integração com o WhatsApp.
Em breve, o ChatGPT será capaz de usar informações de conversas anteriores para oferecer sugestões mais precisas de produtos, e os usuários poderão também acessar resultados de compras atualizados ao enviar uma mensagem para o número +1-800-242-8478
no mensageiro.
Search in WhatsApp
You can now send a WhatsApp message to 1-800-ChatGPT (+1-800-242-8478) to get up-to-date answers and live sports scores.
Accessible everywhere ChatGPT is available.https://t.co/RF3A1bDU4n pic.twitter.com/tIMLcMKw3q
— OpenAI (@OpenAI) April 28, 2025
Busca no WhatsApp
Agora você pode enviar uma mensagem no WhatsApp para 1-800-ChatGPT (+1-800-242-8478) e receber respostas atualizadas e placares de esportes em tempo real.
Disponível em todos os lugares onde o ChatGPT está ativo.
wa.me/18002428478
A OpenAI também aprimorou o recurso de citações e está liberando a busca por conteúdos em alta e também uma opção que autocompleta sua pesquisa ao começar a digitar. De certa forma, essas mudanças fazem parte da estratégia da empresa para transformar o ChatGPT em uma plataforma completa, que oferece desde buscas e assistente de compras até outras ferramentas, como gerador de vídeos.
O objetivo é aumentar o engajamento dos usuários e se posicionar como uma alternativa aos concorrentes. Com mais de 1 bilhão de buscas realizadas pelo ChatGPT na última semana, a OpenAI é, sem dúvida, um grande competidor no mercado de busca e de comércio online.
Muito embora a OpenAI ainda não tenha definido um modelo de receita com afiliados para as compras feitas através do ChatGPT, a prioridade no momento, segundo a empresa, é aprimorar a experiência do usuário antes de explorar novas formas de monetização.