Com o intuito de continuar com a sua posição de liderança no segmento, Samsung impulsiona inovação sustentável para TVs e destaca iniciativas em prol da economia circular.
Os esforços para implementar técnicas sustentáveis da Samsung são completos: estão presentes tanto na etapa de produção, assim como no dia a dia dos usuários — com produtos como o controle remoto SolarCell.
Trata-se de uma iniciativa que visa gerenciar o ciclo de vida completo das suas TVs. O intuito do projeto é reduzir o impacto ambiental e promover a já mencionada economia circular.
Para que isso seja possível, a primeira etapa é escolher os materiais com cuidado. São usados plástico reciclado pós-consumo, plástico reciclado químico e material de grafite reciclado, além de outros componentes mais amigáveis para a natureza.
Nas linhas de televisões Neo QLED, QLED e OLED, a ideia é usar 100% de energia renovável até 2027, além de melhorar o consumo energético durante o processo de fabricação.

Leia mais
- Próximo chip Exynos da Samsung usará IA da Meta
- Veja quanto vai custar o novo Samsung Galaxy S25 Edge
- Atualize agora! Samsung lança OneUI 7 no Brasil para linha Galaxy S24
Com técnicas para preservar o meio ambiente, Samsung impulsiona inovação sustentável para TVs
Graças aos seus esforços, a Samsung conquistou a Certificação Platina “Zero Waste Landfill”, que comprova as práticas corretas de descarte de resíduos em todas as operações globais.
A eliminação do cádmio foi outra conquista recente da sul-coreana. Para quem não conhece, estamos falando de um elemento tóxico à saúde e ao meio ambiente. Com as melhorias recentes, não é mais necessário o uso do elemento nas TVs QLED e Neo QLED.
A película QD recebeu certificação de conformidade com a diretiva da Restrição de Substâncias Perigosas (RoHS) e foi verificada como não contendo cádmio pelo instituto de certificação global, Société Générale de Surveillance (SGS).
No processo de distribuição dos seus produtos, a Samsung conseguiu eliminar fitas plásticas e grampos metálicos das embalagens das suas TVs, assim como na cadeia logística, o que resultou no aumento da reciclabilidade e reduziu a geração de resíduos.
Engana-se quem pensa que é somente durante o processo de fabricação e descarte que a sul-coreana está pensando em técnicas eficientes e sustentáveis.
Enquanto você estiver aproveitando a sua televisão, o controle remoto SolarCell recarrega com luz solar e iluminação interna, sendo o substituto perfeito para baterias descartáveis que são comumente encontradas em dispositivos similares.

Sansumg é reconhecida por suas práticas ecologicamente corretas
Para complementar, temos os modos inteligentes de economia de energia das TVs, que ajustam automaticamente o brilho, tornando o consumo energético ainda mais eficiente.
A gigante da tecnologia recebeu o Prêmio de Gerenciamento Sustentável de Materiais (SMM) da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) pelo controle remoto SolarCell, além dos títulos de Produto Verde do Ano e Vencedor de Energia do Ano pelo modelo Neo QLED 8K.
Continuando com o reconhecimento dos seus esforços, TVs como Neo QLED e QLED, oferecem certificações ambientais de destaque global, como EPEAT, Certificação de Redução de Carbono da TÜV Rheinland, The Carbon Trust: Redução de Carbono e Pegada de Carbono.
Guilherme Campos, diretor da divisão de TV, Áudio e Monitores da Samsung Brasil, explica: “A Samsung Electronics estabeleceu uma estratégia de gestão ambiental com objetivos específicos em médio e longo prazo e métodos de implementação que visam contribuir para a preservação do ambiente. Entre elas, estão incorporar plástico reciclado em todas as gamas de dispositivos móveis, TVs e eletrodomésticos, e atingir zero emissões líquidas diretas e indiretas de carbono até 2050”.
Não é só o segmento de TVs que a Samsung está se empenhando, quando o assunto é reciclagem de dispositivos em desuso. As iniciativas estão disponíveis nos canais de atendimento Samsung Smart Xperience, assim como nos pontos físicos Samsung Smart Centers. Entre os serviços, destacamos os seguintes:
- EcoTroca: Programa de troca de dispositivos antigos por descontos em novos produtos, a partir do descarte correto de eletrônicos, independentemente da marca ou condição;
- Samsung Recicla: Coleta gratuita de resíduos eletrônicos de qualquer fabricante nos pontos de atendimento físico da marca, com destinação segura e ecologicamente correta;
- Renova Contigo: Venda autônoma de acessórios e peças para pequenos reparos, como controles remotos e outros itens.
Para ficar por dentro do assunto, você pode contar com o atendimento personalizado da Samsung, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Saiba mais sobre o Smart Xperience clicando aqui.
E aí? O que achou das novidades? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: Samsung

?️ Indústria em Disputa
Samsung pode superar Apple com vantagem estratégica na guerra comercial