100 dias de Governo Trump: quem ganha e quem perde?

Donald Trump
Donald Trump / Foto: Divulgação/Casa Branca

Prestes a completar 100 dias de governo em seu segundo mandato, Donald Trump realizou diversas movimentações políticas e governamentais no mundo, que prejudicaram alguns e beneficiaram outros.

De acordo com Natália Fingermann, professora de relações internacionais da ESPM, o mercado financeiro foi um dos maiores beneficiados nas movimentações recentes do governo Trump.

“O mercado financeiro, sem dúvidas, ganhou e vem ganhando com as variações nas bolsas de valores nos últimos meses, desencadeadas principalmente pelas falas de Donald Trump em relação às tarifas e à possibilidade de demissão do FED”, afirma a especialista.

Natália também destaca o avanço da China no cenário internacional. Segundo ela, o país asiático consolidou uma imagem de potência preocupada com o desenvolvimento global.

“A China coloca a discussão do tarifaço dentro da esfera das Nações Unidas, defendendo como elas ameaçam não só seu país, mas o mundo todo no desenvolvimento mundial.”

Economia dos EUA e aliados estratégicos acumulam perdas

Apesar de setores específicos terem registrado ganhos, Natália observa que os impactos negativos atingem diretamente a economia americana.

“Diversos países vêm se prejudicando com o mandato de Trump, inclusive a própria economia dos Estados Unidos, por conta do processo de encarecimento dos preços e da queda abrupta no turismo do México”, ressalta.

Outro ponto levantado é a perda de credibilidade dos EUA frente a parceiros comerciais e aliados estratégicos tradicionais, o que, segundo a professora, gera um enfraquecimento das relações diplomáticas e comerciais no longo prazo.

Oriente Médio e África sofrem com cortes em ajuda humanitária

Natália chama atenção para os efeitos colaterais das ações do governo Trump no Oriente Médio e na África.

“O Oriente Médio, principalmente a região de Gaza, sofre com a continuidade dos ataques de Israel e a escassez de recursos de ajuda humanitária, que tiveram cortes realizados pelo governo Trump”, explica.

Ela complementa afirmando que o continente africano também enfrenta consequências graves. “No continente africano, programas de combate à malária e ao HIV foram afetados, com perdas significativas em vidas por falta de recursos e paralisação de ações importantes”, pontua.

O post 100 dias de Governo Trump: quem ganha e quem perde? apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.