10 curiosidades de ‘Top Gun: Maverick’, um clássico moderno do cinema de ação

Lançado em 2022, Top Gun: Maverick conquistou jovens e adultos com seu jeitão de filme de ação à moda antiga. Apostando em efeitos práticos e muito carisma de um elenco carregado de testosterona, o filme mostrou que Tom Cruise realmente vive o auge de sua carreira, virando referência máxima no cinema de ação da atualidade.

Amado desde o lançamento, o filme traz uma série de curiosidades muito interessantes de bastidores. Pensando nisso, o CinePOP selecionou 10 delas que você talvez não conheça. Confira!

In memoriam

Top Gun: Maverick é dedicado ao diretor de Top Gun: Ases Indomáveis, Tony Scott. Infelizmente, o diretor britânico se suicidou aos 68 anos, em 2012. O curioso é que ele sempre sonhou em fazer uma sequência de Top Gun, e trabalhou por anos em sua própria sequência.

Emocionante

O filme conta com um momento de emoção pura, que é o retorno de Val Kilmer como Iceman. Essa volta só aconteceu por pressão de Tom Cruise, que fez questão da escalação do amigo, mesmo diante de sua delicada condição de saúde.

Último adeus

Essa participação de Kilmer foi revigorante para o ator, que afirmou à EW que estar em um set com Tom Cruise aos 62 anos foi “muito divertido e especial”. Segundo ele, não dava para sentir o tempo passar durante as filmagens, de tanto que eles se divertiram, tendo estragado várias tomadas com risadas de pura alegria de estar de volta. Esse foi o último filme de Val Kilmer, que morreu no último dia 1º de abril.

Maverick da vida real

Que Tom Cruise gosta de fazer suas próprias cenas de ação não é novidade para ninguém, mas o que ele fez nesse filme superou até mesmo seus padrões. O ator aprendeu a pilotar caças da Força Aérea e gravou as cenas em primeira pessoa pilotando os jatos do filme. O novo elenco de apoio também filmou as cenas consideradas mais “simples”.

Professor

Mais do que “apenas” pilotar os aviões de guerra, Cruise preparou um curso para os novos atores aprenderem tudo que era necessário sobre o F-18 e a vida dos pilotos. Neste curso de aviação, a molecada passou três meses se preparando para os impactos físicos da pilotagem. Ainda assim, segundo Miles Teller, três dos seis novos ‘pilotos’ vomitaram todos os dias das gravações nos jatos.

Diretores

Com essa demanda de pilotarem os jatos, os atores foram postos pela direção com as câmeras em primeira pessoa dentro das cabines. Mais do que apenas atuarem, eles próprios tinham que ligar e desligar as câmeras, além de fazerem ajustes de maquiagem e iluminação. Foram atores diretores, por assim dizer. Esse processo ousado fez com que algumas cenas consideradas simples durassem horas.

Clássica

Uma das primeiras cenas gravadas foi a já clássica partida de futebol americano na praia. Porém, Tom Cruise não gostou do resultado inicial e falou que faltava aquele espírito de ‘macho’ na galera, que foi gravar depois de tomarem milkshakes e cervejas. Resultado: o elenco malhou loucamente para a segunda versão, chegando na praia com os músculos extremamente ressaltados, transbordando testosterona.

Masculinidade

Novo queridinho de Hollywood, o ator Glen Powell interpreta o antagonista inicial da molecada, assumindo aquele papel do galãzinho babaca. Segundo relatos do próprio, isso se refletia nos próprios sets de filmagem, em que sobrava o espírito de ser mais ‘macho que outro’, mas nunca chegando a um ponto de masculinidade tóxica. Porém, de acordo com ele mesmo, a gravação final da cena da praia foi o auge da insegurança masculina. Com todo mundo extremamente sarado, rolavam umas competições para ver quem estava mais forte e, nas palavras do próprio, parecia haver uma ‘ansiedade para ver quem ia tirar a camisa primeiro’.

Acaso

A cena de abertura mostra Pete Maverick ultrapassando o Mach 10 com o Darkstar, um avião supersônico, contou com um acidente positivo. Há um momento em que o avião passa sobre o galpão ao lado do general vivido por Ed Harris, arrancando o telhado do barracão. Isso não estava nos planos, mas, por ser uma cena de risco, eles só conseguiram autorização para filmá-la uma vez. Nesta filmagem, o avião utilizado acabou arrancando de verdade o telhado, deixando a cena ainda mais legal – mesmo que quase tenha lançado o ator para longe.

Luta justa

Previsto para lançar em 2021, Top Gun: Maverick quase não foi para os cinemas por conta da pandemia de Covid-19. Sem previsão de melhora do vírus, a ideia da Paramount era lançar o filme diretamente no Paramount+, o que poderia ajudá-los a consolidar seu streaming. Porém, a decisão enfureceu Tom Cruise, que se recusou a ter seu filme lançado na plataforma. Ele alegou que os esforços da equipe foram feitos para garantir a melhor experiência possível nos cinemas. Após muita briga, ele conseguiu fazer com que o estúdio adiasse o lançamento para 2022, fazendo com que o filme estreasse nos cinemas, arrecadando mais de um bilhão de dólares. Sim, ele se tornou o filme de maior bilheteria da carreira de Cruise, mostrando que ele estava certo em defender seu filme para estrear nos cinemas.

Top Gun: Maverick está disponível no Paramount+.

The post 10 curiosidades de ‘Top Gun: Maverick’, um clássico moderno do cinema de ação first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.