Os jovens que estão buscando oportunidades para entrar no mercado de trabalho estão mais interessados em fazer parte do mercado financeiro. Isso foi o que apontou um levantamento feito pela plataforma Onlinecurriculo, especializada em carreiras.
O levantamento realizado entre março de 2024 e março de 2025 analisou buscas na internet com a expressão “jovem aprendiz em” e registrou mais de 3 milhões de buscas relacionadas a diferentes empresas.
+ Itaú é melhor empresa para se trabalhar no Brasil segundo o LinkedIn; veja ranking
De todas as buscas, 44% são relacionadas ao segmento bancário. Para se ter uma ideia, apenas as instituições Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e Sicredi somaram 1,3 milhão de pesquisas entre os internautas que buscaram uma vaga como Jovem Aprendiz.
No topo do ranking, o Banco do Brasil registrou cerca de 523 mil buscas no período. Neste ano, o banco prevê a abertura de vagas para seu programa em parceria com entidades sem fins lucrativos. O Bradesco já está com as inscrições abertas para posições de Jovem Aprendiz — são 567 vagas distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.
Representando o setor de telefonia, o programa de Jovem Aprendiz da Vivo recebeu 493 mil pesquisas no último ano, com 15% do interesse do total das buscas por empresas. As inscrições para 2025 oferecem 200 vagas espalhadas por 10 estados e o Distrito Federal.
As duas maiores empresas do setor de recursos naturais, Petrobras e Vale, representam, juntas, 10% das buscas por programas de Jovem Aprendiz. A Vale, para 2025, abriu oportunidades em áreas como mecânica, eletromecânica, elétrica, entre outras.
O setor de alimentação e bebidas alcançou 7% das buscas entre os internautas, com destaque para empresas como McDonald’s (86 mil pesquisas), Ambev (77 mil), Coca-Cola (38 mil) e Nestlé (14 mil).
Tanto o McDonald’s quanto a Nestlé mantêm programas de aprendizagem e disponibilizam vagas conforme a demanda. Já a Ambev, neste ano, abriu oportunidades para aprendizes em seis estados, enquanto a Coca-Cola também lançou vagas em Minas Gerais.
+ PlatôBR: Juízes ganham licença remunerada para irem a torneios esportivos na praia
O quarto segmento mais procurado por quem busca o primeiro emprego é o de cosméticos e moda, que concentrou 6% das pesquisas na internet. Entre as empresas mais desejadas estão Renner (51 mil buscas), O Boticário (49 mil), Nike (33 mil), Melissa (31 mil) e Riachuelo (23 mil). Atualmente, a Renner possui 18 vagas abertas em sete estados, e a Riachuelo disponibiliza seis oportunidades em três estados.
Veja as empresas mais buscadas
O post BB, Vivo, Itaú e mais: veja as 25 empresas que os jovens mais querem trabalhar apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.