Trump dá prazo para que países fechem acordo sobre tarifas

Trump
Donald Trump / Foto: GPO/ Fotos Públicas

Em sua ofensiva protecionista, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (25) que os países atingidos pelas tarifas “recíprocas” têm 90 dias para fechar um acordo com seu governo, ou irão enfrentar taxas de até 50%.

O republicano disse que “provavelmente” não concederia outra pausa, além das que foram determinadas este mês, nas tarifas recíprocas impostas sobre dezenas de países.

Trump disse que outra suspensão dessas tarifas era “improvável”. No entanto, o prazo para a implementação das tarifas ainda não foi esclarecido, segundo a CNN Brasil.

O presidente norte-americano afirmou, em entrevista à revista Time, que os países teriam de três a quatro semanas para negociar antes de enfrentar as taxações. 

Anteriormente, no Salão Oval da Casa Branca, Trump alertou que o prazo para um acordo com os países afetados era de duas a três semanas antes que os EUA impusessem tarifas sobre eles.

Porém, não ficou claro se essas taxas referidas seriam temporárias, até que as tarifas recíprocas fossem retomadas em julho, ou se seriam substituições permanentes das tarifas recíprocas.

Trump diz que Brasil ‘ficou rico’ cobrando tarifas dos EUA

Em meio a uma ofensiva extensa de tarifas para seus parceiros comerciais desde que tomou posse como presidente dos EUA, Donald Trump afirmou, recentemente, que o Brasil e outros países “ficaram ricos” cobrando tarifas de importação sobre produtos norte-americanos.

Questionado quanto às tarifas aplicadas por seu governo, durante uma entrevista à revista Time, Trump argumentou que, caso as altas tarifas de importação permaneçam em vigor daqui a um ano, considerará isso uma vitória.

“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”, comentou o republicano.

A estratégia econômica protecionista foi classificada pelo próprio Trump como “um tremendo sucesso”. Ele também afirmou que a produção industrial dos EUA está aumentando.

“Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, disse Trump.

Ainda em entrevista ao veículo de notícias, o presidente dos EUA enfatizou que diversos acordos comerciais já foram fechados após a imposição das tarifas e devem ser anunciados nas próximas semanas.

No entanto, o republicano resistiu a sinalizar quando esses acordos serão divulgados, mas garantiu que os EUA estão “se dando bem” com todos.

O post Trump dá prazo para que países fechem acordo sobre tarifas apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.