
O processo movido por Mark Peary, sobrinho de Joe Shuster, o falecido cocriador do ‘Superman’, contra a Warner Bros. parece ter chegado a um fim definitivo com a rejeição do seu pedido judicial.
Conforme reportado pelo ComicBookmovie, após a Warner Bros. apresentar uma moção para encerrar o caso em março, um juiz federal negou a tentativa do espólio de Peary de reaver os direitos autorais internacionais do ‘Superman’, alegando falta de jurisdição sobre a questão.
Em janeiro, Mark Peary deu início ao processo, argumentando que o estúdio não detinha os direitos necessários para lançar o reboot do Universo DC (DCU) em territórios cruciais como Canadá, Reino Unido, Irlanda e Austrália.
A disputa centraliza-se nos direitos autorais internacionais do personagem e da história original do ‘Superman’. Embora Jerry Siegel e Joe Shuster tenham cedido os direitos mundiais à antecessora da DC Comics em 1938, as leis de direitos autorais em países com tradição jurídica britânica preveem o “reversão automática” dessas cessões 25 anos após a morte do autor, conferindo ao espólio de Shuster um interesse indiviso nos direitos autorais nesses territórios específicos.
Em sua defesa, a Warner Bros. enfatizou que os tribunais já rejeitaram reiteradamente as alegações de Peary. A empresa argumentou que Jean Peavy, mãe de Mark Peary, assinou um acordo renunciando a todos os direitos sobre o personagem após a morte de Shuster, em 1992.
Contudo, o advogado do espólio, Marc Toberoff, sustentou que, nesses territórios estrangeiros, as cessões de direitos autorais são automaticamente encerradas 25 anos após o falecimento do autor.
Lembrando que ‘Superman’ será lançado em julho de 2025.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
James Gunn assume o filme de super-herói original no recém-imaginado universo da DC com uma mistura singular de ação épica, humor e coração, apresentando um SUPERMAN movido pela compaixão e uma crença inerente na bondade da humanidade.
David Corenswet estrela como Clark Kent/Superman.
O elenco também conta com Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Edi Gathegi (Michael Holt/Senhor Incrível), Anthony Carrigan (Rex Mason/Metamorfo), Nathan Fillion (Guy Gardner/Lanterna Verde), Isabela Merced (Kendra Saunders/Mulher-Gavião), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), Wendell Pierce (Perry White), Milly Alcock (Kara Zor-El / Supergirl) e outros.