Cannes 2025 | Seleção Oficial anuncia mais 16 títulos com Kristen Stewart na direção e Jennifer Lawrence estreia em Competição

Cannes 2025 Indicados

Depois do anúncio do dia 10 de abril, o Festival de Cannes 2025 encerra seus participantes com a adição de 16 novos títulos, a serem descobertos entre os dias 13 e 24 de maio. Dois deles estavam previstos na nossa lista de antecipação no final de março, como a adaptação do livro Morra, Amor, de Lynne Ramsay, protagonizado por Jennifer Lawrence, e a estreia de Kristen Stewart atrás das câmeras com a biopic A Cronologia da Água, na seção Um Certo Olhar.

Com as novas adições, a competição pela Palma de Ouro chega a 21 participantes, entre eles sete são comandadas diretoras — um número ainda modesto e equiparado ao recorde de dois anos atrás, mas que reflete um esforço contínuo do festival em incluir vozes femininas. Entre os 68 títulos da seleção oficial, apenas 15 são dirigidos por mulheres, isto é, 22%. 

Leia também: Cannes 2025 | O Agente Secreto, de Mendonça Filho, está na corrida pela Palma de Ouro; veja os destaques

jennifer lawrence next project

Conhecida por sua carreira multifacetada como atriz, Kristen Stewart marca sua estreia como diretora com um projeto autoral e intimista. Seu filme é uma adaptação do livro de memórias de Lídia Yuknavitch, e promete explorar temas como identidade, trauma e o corpo feminino. Após passagem pelo Festival de Cannes 2023 como produtora do documentário Pão, Rosas e Liberdade, Jennifer Lawrence retorna ao centro dos holofotes com um papel dramático em Morra, Amor, na adaptação da novela da escritora argentina Ariana Harwicz, sob a direção de Lynne Ramsay, em competição pela Palma de Ouro. 

Embora o Marché du Film tenha anunciado 2025 como o “Ano do Brasil” no maior mercado audiovisual do mundo, a representação brasileira no evento está abaixo da média dos últimos anos. O segundo filme brasileiro anunciado é O Riso e a Faca, uma coprodução de Portugal, Brasil, Romênia e França, dirigida pelo português Pedro Pinho. Produzida pela brasileira Tatiana Leite (Malu), na Bubbles Project, e está em competição na mostra Um Certo Olhar. Nenhuma outra produção foi anunciada para as mostras principais e paralelas, como Quinzena dos Diretores, Acid, Clássicos e Semana da Crítica.

O Riso e a Faca
Cena do filme ‘O Riso e a Faca’, de Pedro Pinho.

A ausência de produções nacionais — especialmente em comparação com os últimos dois anos, em que o Brasil teve cinco títulos selecionados, além de participação na retrospectiva e o documentário do Lula  — levanta preocupações sobre o bom momento da produção audiovisual brasileira. Ainda resta a esperança de que algum curta brasileiro seja selecionado na competição da Cinef

Apesar disso, a representatividade sul-americana foi reforçada com a inclusão do colombiano Simón Mesa Soto, que retorna a Cannes com o longa Um Poeta, na seção Um Certo Olhar. Vencedor da Palma de Ouro de curta-metragem em 2015 com Leidi, Mesa Soto promete mais uma obra sensível e poética, focada em juventude e transformação social na periferia de Medellín. 

Nome de peso também marca presença nas adições. Ethan Coen retorna ao festival, desta vez sem o irmão Joel, com um filme na Sessão da Meia-Noite, ou seja, uma comédia com tom pesado e protagonizada por Margaret Qualley, Aubrey Plaza e Chris Evans. A expectativa para a 78ª edição de Cannesseja mais diversificada e menos previsível. Resta saber como os membros do júri — ainda a ser anunciado —, presidido por Juliette Binoche, reagirá a esse leque de propostas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.