Mercado fitness: consumo de produtos está em tendência de alta

Créditos: jacoblund/iStock

Impulsionadas pelo desejo de uma vida com mais bem-estar, saúde e autoestima, cada vez mais pessoas têm buscado hábitos saudáveis. Neste movimento, via de regra, procuram se matricular em academias, estúdios, assim como outros estabelecimentos que oferecem aparelhos e aulas de musculação, ginástica, entre outras modalidades.

Ainda nesse sentido, as pessoas também buscam o consumo de suplementos e demais itens que corroborem com essa meta de mais saúde. O resultado desse movimento, percebido principalmente nos últimos anos, foi um boom no consumo de produtos ligados ao mundo fitness e também na inauguração de redes de academias.

Impactos do mercado fitness na economia

Hoje, é possível dizer que há públicos de todas as idades frequentando e consumindo tudo que diz respeito ao mundo fitness. Esse mesmo boom, que inclui também marcas de suplementos, roupas e acessórios, além de influencers de treino e dieta, é responsável por trazer também movimento para a economia. Dados recentes, levantados em pesquisa da Fitness Brasil, estimam que somente o mercado de academias movimenta R$ 12 bilhões por ano.

Já são mais de 34 mil unidades no país, com crescimento de cerca de 10% ao ano. Já o mercado de suplementos movimentou R$ 10 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, a Abenutri. O montante representa um crescimento de 8% em comparação ao ano anterior.

Na esteira desse crescimento, também é possível notar que produtos esportivos, roupas, calçados e demais acessórios acompanham essa tendência. Dados da plataforma Technofit mostram que os negócios fitness faturaram 22,22% a mais em janeiro de 2025, quando comparado com o mesmo mês de 2024.

Moda fitness é um mercado em franca ascensão

Em um panorama global, as roupas esportivas são responsáveis pelo crescimento mais expressivo no ramo de vestuário. O mercado brasileiro, em conjunto com toda a América Latina, tem um grande potencial, devido ao crescimento econômico da região. Segundo a Euromonitor International, o crescimento global projetado para os próximos cinco anos é de quase 15%.

Há ainda um grande mercado em potencial, afinal, cerca de 50% das pessoas não se exercitam, segundo a Pesquisa Saúde e Trabalho. Com o crescimento do mundo fitness, a tendência é que boa parte dessas pessoas passe a aderir a hábitos saudáveis, além de consumir mais suplementos, frequentar espaços apropriados para treinos e também comprar mais roupas de academia masculinas e femininas.

Além disso, o mercado de vestuário para academia brasileiro tem se destacado no quesito exportação. Em números consolidados do ano de 2023, foram mais 630 milhões de peças produzidas, sendo boa parte enviada para a Europa e os Estados Unidos. Com uma gama de produtos que atendem do praticante ocasional ao atleta, além de tecidos cada vez mais inteligentes, esse mercado movimentou R$ 8 bilhões em 2023.

O post Mercado fitness: consumo de produtos está em tendência de alta apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.