A Nestlé foi multada em R$ 13 milhões pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) acusada de fazer propaganda enganosa em embalagens. Especialistas do órgão afirmam que a empresa colocou no mercado há algum tempo produtos que não possuíam ingredientes anunciados na embalagem.
+Ovo de Páscoa custa em média três vezes mais que tablete de chocolate, mostra Procon-SP
+Procon-SP notifica Voepass e envia fiscais à Congonhas após suspensão da Anac
A irregularidade foi apontada na embalagem dos biscoitos Nesfit Aveia e Mel e Nesfit Leite e Mel, além do Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel. A IstoÉ Dinheiro perguntou ao órgão qual ingrediente não constava nos produtos, mas ainda não obteve resposta.
Os especialistas também consideraram irregular a embalagem da Mistura de Creme de Leite, cuja composição é mistura de UHT de creme de lite com soro de leite. Segundo a análise, o rótulo frontal com o termo “Nestlé Creme de Leite” em destaque induz o consumidor a erro.
A Nestlé ainda pode recorrer da multa, calculada de acordo com o artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. Procurada, a empresa ainda não se manifestou sobre o caso. O texto será atualizado caso haja resposta.
Irregularidades na linha Nesfit da Nestlé
A disputa entre a fabricante de produtos alimentícios e o Procon devido a acusações de propaganda enganosa já ocorre há alguns anos.
O Procon-SP recebeu em 2021 uma denúncia feita pelo Idec (Instituto Brasilerio de Defesa do Consumidor) sobre publicidade enganosa em diversos produtos da linha Nesfit. A empresa foi oficialmente notificada em 2022.
Os produtos Nesfit são anunciados como uma linha mais saudável, com menos açucares e presença de cereais integrais.
O post Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por publicidade enganosa em embalagens apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.