
O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, a B3, iniciou o pregão desta quarta-feira (23) no azul, respondendo ao alívio global com o recuo do presidente dos EUA, Donald Trump, ao afirmar que não faz parte das suas pretensões demitir o presidente do banco central norte-americano (Federal Reserve) Jerome Powell.
Outro retirada, em tom conciliador, feita pelo presidente republicano, após o fechamento da véspera, foi sua afirmação de que pretende definir os termos comerciais com a China levando em consideração uma tarifa inferior a 145%.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 1,37%, aos 132.250 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que no início das negociações a moeda norte-americana apresentava um recuo de 0,59%, cotado a R$ 5,69.
Nos primeiros negócios desta quarta-feira (23), o dólar à vista apresentava queda em relação ao real, à medida que investidores reagiam a um recuo do presidente dos EUA, Donald Trump, em suas críticas ao presidente do Fed (Federal Reserve).
Além disso, a expectativa de um possível alívio nas tensões comerciais entre os EUA e a China também influenciava o mercado.
Ibovespa sobe com declarações de Trump e agenda econômica cheia
O bom desempenho dos mercados globais e do Ibovespa é impulsionado por uma mudança na postura do presidente dos EUA, Donald Trump com o principal responsávle pela política responsável do país.
O chefe estadunidense afirmou que não tem planos de demitir Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), e ainda sugeriu que há espaço para avanços nas negociações comerciais com a China.
As recentes críticas de Trump a Powell haviam gerado dúvidas sobre a independência do banco central, o que provocou uma queda nos ativos americanos no início da semana, mas a recuperação já está em andamento.
“Na verdade, o Trump precisa de alguém para poder colocar a culpa em caso dessa sua movimentação tarifária acabar provocando um balanço negativo forte nos Estados Unidos com inflação alta, e talvez Powell seja uma dessas pessoas que ele irá culpar”, disse, Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Dom Investimentos.
“Então, todo esse embrólio havia estressado os mercados. E quando ele começa a ceder com discurso mais calmo, a temperatura muda. Ele comentou que não vai taxar em 145% a China como havia dito, ele pode recuar sim, mas não vai voltar para zero. E então fica claro que esses argumentos mais frouxos neste momento é o que animam os ativos”, completou o especialista.
EUA
Os índices futuros da bolsa de Nova York sobem nesta quarta-feira (23), impulsionados pelas declarações do presidente americano, Donald Trump, que afirmou “não tem intenção” de demitir Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve (Fed).
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +2,66%
S&P 500 Futuro: +2,51%
Nasdaq Futuro: +2,71%
Agenda do dia
Na agenda do dia, os investidores aguardam a divulgação de diversos índices de gerentes de compras (PMIs) referentes a abril, tanto dos EUA quanto da zona do euro.
Esses dados são fundamentais para medir o nível de atividade econômica e ajudam o mercado a ajustar suas expectativas sobre inflação e taxa de juros.
Além disso, o grande destaque será a divulgação do Livro Bege do Fed, que traz uma atualização sobre as condições econômicas nos EUA.
Indicadores
▪️ 04h30 – Alemanha/S&P Global: PMI composto preliminar de abril
▪️ 05h00 – Zona do Euro/S&P Global: PMI composto preliminar de abril
▪️ 10h45 – EUA/ S&P Global: PMI composto preliminar de abril
▪️ 11h00 – EUA: Vendas de moradias novas em março
▪️ 11h30 – EUA: Estoques semanais de petróleo do DoE
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA/Fed: Livro Bege
Eventos
▪️ 09h30 – Haddad participa de evento promovido pela CNN Brasil, em Brasília
▪️ 10h00 – EUA: Austan Goolsbee (Fed) fala
▪️ 10h30 – EUA: Christopher Waller (Fed) discursa
▪️ 14h00 – Galípolo participa de reuniões do FMI, em Washington
▪️ 19h30 – Beth Hammack (Fed) fala
▪️ Lula vai a jantar promovido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta
Balanços
▪️ NY/antes da abertura: Boeing e AT&T
▪️ NY/depois do fechamento: IBM
▪️ Brasil/depois do fechamento: Hypera
O post Ibovespa abre no azul com Trump passivo com Fed e China; dólar cai apareceu primeiro em BPMoney.