O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 22, que não tem planos de demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, mas disse que quer que as taxas de juros sejam mais baixas.
+ Trump volta a atacar o Fed e pede fim de mandato de Powell: ‘Sempre errado’
“Não tenho intenção de demiti-lo”, disse Trump aos repórteres no Salão Oval. “Gostaria que ele fosse um pouco mais ativo em termos de sua ideia de reduzir as taxas de juros”, acrescentou. Jerome Powell está na mira do presidente há vários dias devido à sua recusa em reduzir as taxas.
Cobranças
Na quinta-feira passada, Donald Trump, disse que a saída do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, “não pode demorar mais”, ao mesmo tempo em que pediu que o banco central norte-americano reduza a taxa de juros.
Em publicação em sua plataforma Truth Social, Trump reiterou sua posição sobre cortes de juros, dizendo que Powell “deveria ter reduzido a taxa de juros, como o BCE, há muito tempo, mas certamente deveria reduzi-la agora”.
Os comentários de Trump foram feitos um dia depois de Powell ter dito em um evento no Clube Econômico de Chicago que a “independência do Fed é amplamente compreendida e apoiada em Washington e no Congresso, onde realmente importa”.
Em sua postagem, Trump disse que Powell está “sempre atrasado e errado”, e criticou o discurso que Powell fez na quarta-feira, chamando-o de “outra e típica bagunça completa!”
“O presidente e sua equipe continuarão analisando o assunto”, disse o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, a repórteres quando questionado sobre a possibilidade de remover Powell do cargo.
“Não estou satisfeito com ele. Avisei a ele e, se eu quiser que ele saia, ele sairá de lá muito rápido, acredite”, disse Donald Trump na quinta-feira.
Na segunda-feira, 21, o presidente americano repetiu suas críticas a Powell, afirmando que a economia dos Estados Unidos pode desacelerar a menos que as taxas de juros sejam reduzidas imediatamente.
“Com esses custos tendendo tão bem para baixo, exatamente o que eu previ que eles fariam, quase não pode haver inflação, mas pode haver uma DESACELERAÇÃO da economia, a menos que o Sr. Too Late, um grande perdedor, reduza as taxas de juros, AGORA”, disse Trump
O post Após sequência de ataques, Trump diz não ter intenção de demitir presidente do Fed apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.