O Gemini Live, ferramenta de inteligência artificial do Google, acaba de liberar o compartilhamento de tela em tempo real para todos os usuários Android. A funcionalidade, antes exclusiva para assinantes do Gemini Advanced, agora está acessível a qualquer pessoa com um dispositivo Android compatível.
Apresentada pela primeira vez durante o MWC Barcelona, a funcionalidade faz parte das inovações do Project Astra. Inicialmente, ela foi lançada para os modelos Pixel 9 e Galaxy S25, seguida por usuários premium. A novidade é que o recurso de compartilhamento de tela do Gemini Live foi liberado para o público geral.
Leia mais:
- Justiça dos EUA declara que Google tem monopólio ilegal em anúncios online
- Google libera Veo 2 para assinantes do Gemini Advanced com geração de vídeos em 720p
- Celulares Android passam a ter 32 GB de armazenamento como requisito mínimo
Como funciona o compartilhamento com o Gemini Live
A ferramenta permite que os usuários compartilhem sua tela com a IA em tempo real e conversem com o Gemini sobre o que estão vendo no dispositivo. Isso inclui o conteúdo exibido na tela ou capturado pela câmera do celular, oferecendo uma interação muito mais dinâmica e contextualizada.
Para ativar o recurso, basta iniciar o Gemini como de costume e, quando a janela “Pergunte ao Gemini” aparecer, haverá uma nova opção chamada “Compartilhar tela com Live”. Ao tocar nela, a IA poderá visualizar o que está sendo exibido, enquanto o usuário continua interagindo por voz.
Durante a sessão de compartilhamento, é possível navegar por aplicativos, mostrar imagens ou usar a câmera enquanto a IA interpreta e responde às solicitações com base no que está sendo exibido. Uma notificação similar à de gravação de tela é exibida na barra superior do Android, permitindo encerrar o compartilhamento a qualquer momento.
Aplicações práticas no dia a dia
O Google destaca que o recurso é útil para uma série de situações:
- Organização de espaços pessoais e digitais
- Brainstorm de ideias criativas
- Resolução de problemas técnicos
- Sugestões personalizadas de compras
- Aprendizado com feedback direto da IA

Mais IA!
Google Gemini pode transformar seus textos no Google Docs em podcasts
Acesso gratuito para todos os usuários Android
Além da praticidade, a liberação do Gemini Live para todos os usuários Android reforça a proposta do Google de democratizar o acesso à IA generativa, sem limitar recursos avançados apenas para quem paga.
Google testa nova barra de pesquisa para acessar modo IA no Android
Privacidade e controle de dados
ara quem se preocupa com privacidade, o Google oferece configurações de exclusão automática para dados de voz, vídeo e tela compartilhados. Basta acessar as configurações da conta Google e ativar a função “Atividade nos Apps Gemini”.

Treta de bilionário
Bill Gates apostou $500 milhões contra a Tesla… e Musk descobriu
Fonte: Google