

As inscrições para participar da Semana da Criatividade e Inovação 2025 estão abertas. Neste ano, as atividades propostas vão debater questões acerca do tema “Resíduos Sólidos: soluções inovadoras em Juiz de Fora”, com a participação do Poder Público, pesquisadores, empresários e imprensa. Desde 2022, o evento é uma política pública em Juiz de Fora, através da Lei 14.476/2022, incluída no Calendário Oficial da cidade. O objetivo da iniciativa é valorizar, incentivar e celebrar a criatividade e a inovação para o desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line.
Em 2024, a Semana da Criatividade e Inovação propôs a entrega de um Manifesto Criativo para Juiz de Fora e, com base neste, foi realizada a co-criação do que seria a iniciativa do ano de 2025. O intuito é proporcionar um espaço de vivência, diálogo e trocas de experiências sobre o ciclo virtuoso dos resíduos para fortalecer a comunidade por meio da criatividade e inovação, além de preservar a natureza e aprimorar relações econômicas não exploratórias. “Essa semana pode ser um estímulo para a prática de câmbio verde com o apoio da Prefeitura, da universidade, da sociedade civil, iniciativas privadas e da Rede Criativa de Juiz de Fora – RECRIA JF (@recria.jf).”
- LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

O público-alvo do evento é formado por lideranças comunitárias, Poder Público, instituições relacionadas e demais agentes sociais interessados por temas de utilidade pública. As organizadoras da Semana da Criatividade e Inovação são a gestora no Studio Dialeto, Wanessa Bittar, e a fundadora do Instituto EPROS, Flávia David. De acordo com elas, o evento posiciona Juiz de Fora como pioneira na economia circular em Minas Gerais, ao fomentar soluções reais para desafios urbanos (como gestão de resíduos e energia limpa); integrar Poder Público, empresas e universidade em projetos concretos (ex.: biodiesel de óleo usado na frota de ônibus); atrair investimentos para negócios sustentáveis na região; fortalecer políticas públicas, como a Lei Lixo Zero, com modelos replicáveis; e ainda enxergar a cultura e a educação como provedoras de transformações junto a pautas urgentes de serem tratadas.
Segundo Wanessa e Flávia, os resíduos sólidos não chegam a 10% de reciclagem na cidade, o que chama atenção para um potencial econômico desperdiçado. Por isso, este foi o tema escolhido para este ano. “A região já tem infraestrutura instalada, como a usina da UFJF e cooperativas capacitadas, para ser referência nacional. Um exemplo desse reuso é o óleo de cozinha usado, que hoje polui rios, mas pode virar biodiesel”, exemplificam. Os interessados em participar poderão ver de perto exemplos possíveis de aplicação, como biodigestores em escolas até a fábrica de biodiesel da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que já está em funcionamento em Juiz de Fora.
Sobre a Rede Criativa de Juiz de Fora
A ideia surgiu em um Encontro de Economia Criativa, idealizado por Wanessa Dose Bittar, em 2022. Com o objetivo de unir diferentes pessoas para fomentar o diálogo entre cultura e sustentabilidade para produção e viabilização de projetos, a Rede Criativa foi criada. “Essa união fortaleceu a ideia em utilizar o espaço da Semana da Criatividade e Inovação para pensar a cidade de Juiz de Fora com a ideia de prover maior qualidade de vida ao conseguir implementar iniciativas altruístas, respeitosas e diversas”, destaca Wanessa.
Confira a programação:
24/04 – Quinta
Horário: 19h às 21h30 – Local: MAM – UFJF
Abertura – Apresentação Artística Curta / homenagem a Murilo Monteiro Mendes / Reflexão sobre o resíduo – Grupo Leia JF.
Ciclo Virtuoso do Resíduo: por onde andas? Seleção de Cases: Ibor; Epros e Çare
Mediação – Wanessa Bittar
Roda de Debate – Ciclo do Resíduo em JF Sistema de tratamento de resíduo e desafio Prefeitura SESMAUR, DEMLURB; PARTEC – Biodiesel
Mediação – Flávia David (Epros)
Encerramento
25/04 – Sexta
Horário: 19h às 21h30 – Local: MAM – UFJF
Abertura Sil Andrade
Painéis Temáticos
Setor Primário
Agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal …
Convidados: COMSEA e Produção Cervejeira (Prof. Arthur Muller)
Mediação: SEAPA/ PJF
Setor Secundário e Terceiro
Alimentos, roupas, eletrônico, máquinas, automóveis e casa
Convidados: COMDETI; Arranjo Produtivo da Moda e Sindicomércio
Mediação: Prof. Danilo UFJF
Articulador e Comentarista
Samuel – UFJF
Flávia David – EPROS
Wanessa Bittar – Studio Dialeto
Bruno Paixão – Startup Green Jobs Brasil
Encerramento
26/04 – Sábado
PARTEC e Centro de Ciências – UFJF Visitas Técnicas – 09h00 às 12h00 (Vagas Limitadas)
Apresentação do trabalho in loco. Vagas limitadas para o transporte de ônibus movido a biodiesel feito com o uso de óleo de cozinha usado
26/04 – Sábado
Local: Centro de Ciências – UFJF
Horário: 13h30 – 17h00 Abertura
Horário: 13h30 – 13h40 Imersão Criativa – Ciclo Virtuoso do Resíduo: por onde andas?
Horário: 13h00 – 16h30 Auditório 2 Processos Criativos e Sustentáveis nas escolhas do viver
Horário: 13h30 – 15h40 Painel 1- Moda Circular: do planejamento a prática
Horário: 13h30 – 14h30 Mediação: Empresa Jr. Aspecto Painel 2- Como manipular e gerar valor para resíduos alimentares?
Horário: 14h40 – 15h40 Mediação: Empresa jr da Nutrição Auditório 3 Dispositivos para mudanças culturais e ambientais
Horário:13h30 – 15h30 Mediação: André Mol (UFJF) Diálogo entre iniciativas da Mostra de Sustentabilidade Conversa de Encerramento Educação e Comunicação para a transformação cultural e ambiental
Horário 15h40 – 16h40 Mediadora: Wanessa Bittar (Studio Dialeto/ RECRIA JF / Programa Cidadania Sustentável) Convidados: Ascajuf; Grupo de Pesquisa Descor e do Observatório da Estratégia; Jornalismo Local – Nayara Zanetti e Enactus – UFJF.
Horário: 13h30 – 16h30 Mostra de Sustentabilidade
O post Com o tema ‘Resíduos Sólidos’, Semana da Criatividade e Inovação está com inscrições abertas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.