

A francesa Renault e a chinesa Geely revelaram detalhes de sua operação conjunta no Brasil. Parceiras de longa data na China, além de sócias na fabricante de motores Horse, as montadoras vão unir forças no país tanto para a comercialização quanto para a produção de carros na fábrica da companhia francesa em São José dos Pinhais, no Paraná.
O primeiro carro da parceria no Brasil de Geely e Renault será o SUV elétrico EX5. Com 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de altura e distância entre os eixos de 2,75 m, o modelo deve desembarcar no país em julho, mês em que devem começar as entregas.
Conforme Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault na América Latina, a rede de autorizadas da Geely será construída com a Renault, mas com separação clara das marcas. Inicialmente, serão 23 lojas em 19 estados. Os primeiros chegarão da China pelo Porto de Paranaguá (PR). “Queremos uma jornada bem-feita, com serviços e atendimento adequados e distribuição de peças eficiente. Não é uma estratégia para implantar a Geely para o próximo ano. Nosso compromisso é de longo prazo”, diz Pedrucci.
A pré-venda do Geely EX5 no país começa em breve. Porém, a marca não revelou detalhes técnicos do SUV. Na China, o carro tem motor elétrico na dianteira com potência equivalente a 217 cv, torque de 32,6 kgfm e duas opções de pacotes de baterias.
O menor tem 49,5 kWh e, segundo a marca, garante autonomia de 440 km. No maior são 60,2 kWh e até 530 km, considerando o ciclo WLTP. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos. A cabine do EX5 tem padrão que lembra carros da Tesla. O destaque é a tela multimídia, de 15 polegadas.

Renault Koleos
Um dos primeiros carros da parceria a ter produção no Brasil deverá ser o Grand Koleos. Há tempos a marca estuda trazer o SUV ao mercado brasileiro. O carro está em testes por aqui em versão híbrida (HEV).
Batizado de Geely Monjaro na China, o Grand Koleos utiliza a plataforma CMA, a mesma do Volvo EX40. O Renault tem 4,78 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. O conjunto propulsor é parecido com o do Toyota RAV4, seu possível rival. Há motor 1.5 turbo a gasolina de três cilindros, 150 cv e 22,9 mkgf e dois elétricos. Um funciona como gerador e o outro pode enviar até 135 cv ao eixo traseiro.
A potência total é de 241 cv e o torque, de 35 mkgf. O câmbio DHT tem três marchas e relações ativadas por conjunto elétrico. Segundo a marca, o SUV pode rodar até 23 km/l.
- LEIA MAIS notícias sobre Meu Carro & Cia aqui
O post Geely volta ao Brasil em parceria com Renault e anuncia 1ª estreia apareceu primeiro em Tribuna de Minas.