
Já está em sua nova casa, na Chapada dos Guimarães (MT), a elefanta africana Pupy, de 35 anos. A viagem começou na segunda-feira (14) em Buenos Aires. A entrada em território brasileiro aconteceu, na quarta (16), por Foz do Iguaçu.
Leia também:
Elefanta Pupy começa viagem da Argentina em direção à fronteira
Pupy no Parque Nacional Kruger, localizado na fronteira entre África do Sul e Moçambique, mas estava no antigo zoológico de Buenos Aires desde 1993. De acordo com o atual Ecoparque, ela vivia no local com um companheiro, Kuky, que faleceu em outubro de 2024.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

A transferência de Pupy para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), onde poderá viver em liberdade, estava inicialmente prevista para fevereiro. Na ocasião, contudo, a elefanta demonstrou agitação, e os cuidadores decidiram adiar a jornada de 2.690 quilômetros.

Acomodada em um compartimento especialmente adaptado para o transporte de animais de grande porte, Pupy recebeu acompanhamento especial durante todo o trajeto.

Conforme o roteiro, a chegada ao Brasil ocorreu na quarta-feira, pela Ponte Tancredo Neves, fronteira entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. Em seguida, o caminhão com a elefanta percorreu a BR-277 até Céu Azul, de onde virou para Toledo, Guaíra e Mato Grosso do Sul.

Pupy é a primeira representante da espécie popularmente chamada de elefante africano no SEB. O espaço, mantido por uma instituição particular, já abriga elefantes asiáticos, igualmente resgatados de zoológicos e parques desativados.
Chegada da elefanta ao santuário
De acordo com os responsáveis pela expedição, a chegada da elefanta ao destino, situado a 65 quilômetros de Cuiabá, ocorreu na manhã de sexta-feira (18).

“Depois de tirar todo o tempo que precisava para se acostumar com a ideia, Pupy deu seus primeiros passos para fora da caixa de transporte e pisou no solo do santuário”, descreve o SEB, em publicação na rede social Instagram.
Ver essa foto no Instagram
“Essa data marca o início de uma nova vida para Pupy. Uma vida em que ela poderá descobrir o que realmente significa viver como uma elefanta, com dignidade e liberdade de escolha”, complementa.
O post Elefanta que passou pela fronteira chega ao novo lar no Brasil apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.