
Itaipu Parquetec e Secretaria Municipal de Turismo divulgaram, nessa semana, os resultados da Fase 3 da Pesquisa de Demanda Turística de Foz do Iguaçu.
Acesse também:
Notícias do turismo em Foz do Iguaçu e região fronteiriça – Canal de Turismo do H2FOZ
A nova etapa entrevistou viajantes que estiveram na cidade entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, alta temporada no turismo local. As duas fases anteriores englobaram, por outro lado, diferentes períodos do ano.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
De acordo com os organizadores, as abordagens ocorreram em pontos como o aeroporto, rodoviária, Ponte Tancredo Neves e hotéis de Foz do Iguaçu.
O levantamento incluiu apenas turistas maiores de 18 anos, não residentes na região e que permaneceram na cidade por pelo menos três horas.
Conforme a metodologia, a escolha da amostragem teve como base dados do fluxo de visitantes nas Cataratas em 2023.
O portal H2FOZ traz, nos gráficos e parágrafos abaixo, um resumo de alguns dos principais resultados do estudo de demanda turística em Foz do Iguaçu. Os relatórios estão disponíveis, na íntegra, no site do Itaipu Parquetec (clique aqui para ter acesso ao link direto).
Quem são os turistas que visitam Foz do Iguaçu?
Quanto ao perfil do turista que visita Foz do Iguaçu, a pesquisa captou dados de gênero, faixa etária e escolaridade, bem como renda individual e renda familiar.

Em relação à procedência, oito em cada dez viajantes vêm do próprio Brasil, com destaque para dois estados: Paraná (29,7%) e São Paulo (26,6%). As duas unidades representam, sozinhas, mais da metade do público nacional que visita o destino.

Outro dado captado pelo levantamento aponta que 62% dos entrevistados já conheciam Foz do Iguaçu de outras viagens. Um terço (33%) declarou ter visitado a cidade mais de quatro vezes. Por outro lado, 38% disseram ser a primeira vez na Terra das Cataratas.

Motivo, tipo da viagem, transporte e hospedagem
Quanto ao motivo da viagem, 72% citaram férias e lazer e 7% disseram estar apenas em trânsito por Foz do Iguaçu em direção a outro destino.

Viagens em família (33%) ou de casal sem filhos (32%) predominam sobre viagens individuais (21%) ou com amigos (14%).
No quesito meio de transporte, houve empate entre avião e ônibus de linha, ambos com 34%. Na sequência, apareceram carro próprio (19%) e ônibus de excursão (12%).

Hotéis representaram sete em cada dez hospedagens na cidade. Já 11% dos turistas optaram por casas de amigos ou familiares.
Passeios favoritos em Foz do Iguaçu
A pesquisa indica que os dois passeios favoritos em Foz do Iguaçu são as Cataratas e as compras do Paraguai. Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves, Itaipu e comércio argentino também estão bem pontuados.

Outra tabela que merece atenção mostra a divisão do dinheiro gasto durante a viagem. Compras em Ciudad del Este levaram a maior fatia, seguidas por hospedagem, compras na Argentina e gastos em atrações turísticas.

Pontos de alerta para o setor
Já sobre os motivos para não retornar a Foz do Iguaçu, dois pontos de alerta. Enquanto 27% dos entrevistados reclamaram dos preços praticados, 11% indicaram falta de oferta de voos. Já os demais fatores são considerados comuns à atividade turística.

Para ler os relatórios da pesquisa, na íntegra, clique aqui.
O post Pesquisa atualiza perfil dos turistas que visitam Foz do Iguaçu – confira apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.