
Nos últimos anos, o e-commerce deixou de ser uma alternativa e se tornou uma necessidade para pequenos e médios varejistas. Essa transformação foi impulsionada por uma mudança significativa no comportamento dos consumidores, acelerada a partir de 2019, quando a conveniência, a agilidade e a variedade oferecidas pelas compras online passaram a ser prioridade.
A digitalização do consumo sustentou o crescimento consistente do comércio eletrônico no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2024 o e-commerce brasileiro faturou R$204,3 bilhões — um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior. Foram mais de 414,9 milhões de pedidos e um ticket médio de R$492,40. O número de compradores online chegou a 91,3 milhões, o que mostra a força desse canal no dia a dia das pessoas.
As projeções para 2025 também são positivas. A ABComm prevê um faturamento de R$234,9 bilhões, com ticket médio de R$539,28 e volume de 435,6 milhões de pedidos, feitos por mais de 94 milhões de consumidores. O e-commerce continua em expansão — e abre grandes oportunidades para quem quer crescer.
Nesse cenário, os marketplaces ganharam a preferência dos consumidores e viraram um dos principais canais de vendas do varejo digital. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 78% das vendas online no Brasil passaram por marketplaces, que movimentaram R$ 203,4 bilhões em 2023.
Para o pequeno e médio varejista, vender em marketplaces representa uma oportunidade concreta de ampliar o alcance da marca e aumentar a receita, sem precisar de grandes investimentos em estrutura. Além disso, a variedade de hubs disponíveis permite anunciar em mais de um canal e escolher os mais compatíveis com o perfil do público, o que eleva as chances de conversão e fidelização.
Contudo, para fazer a gestão de múltiplos canais de forma eficiente, o varejista precisa investir em tecnologias que serão grandes aliadas na jornada de venda dentro dos marketplaces e podem facilitar o atendimento das demandas dos clientes, garantindo uma boa experiência de compra.
A atualização manual de estoques, a precificação dinâmica e a conciliação financeira entre diferentes plataformas são alguns gargalos que os varejistas podem ter ao entrar em um marketplace sem o auxílio da tecnologia. Para evitar problemas como esses, é essencial ter um sistema de gestão integrado que centralize a administração de todos os canais em um único lugar. Dessa forma, o dono do negócio garante maior eficiência e reduz erros, proporcionando uma visão clara do desempenho das vendas.
Já existem no mercado soluções que permitem aos pequenos e médios varejistas conectar seus produtos a diversos marketplaces no Brasil, sem a necessidade de utilizar vários sistemas. Uma nova funcionalidade da solução Linx Microvix, por exemplo, oferece integração com mais de 70 plataformas no Brasil de forma facilitada, com enriquecimento automatizado dos anúncios e gestão financeira unificada dentro do próprio ERP, reduzindo a complexidade e aumentando a assertividade das operações.
A otimização dos anúncios também é uma solução importante para os pequenos e médios negócios terem sucesso nos marketplaces. Complementar, corrigir ou otimizar as informações de produtos ou clientes de forma automática e a aplicação de palavras-chave estratégicas são práticas que aumentam a visibilidade dos produtos e impulsionam as vendas.
Essas soluções permitem operações mais eficientes e organizadas aos pequenos e médios varejistas, para que possam atender as necessidades dos consumidores de forma assertiva. Assim, eles podem aumentar as vendas e o faturamento por meio dos marketplaces e melhorar a fidelização dos clientes.
Para ter resultados ainda melhores, é preciso acompanhar as principais tendências do varejo. A personalização da jornada de compra, o uso de dados para segmentação de ofertas e a integração de múltiplos canais são diferenciais que garantem competitividade. As empresas que investem nessas estratégias conseguem maximizar suas vendas e fortalecer a presença digital, construindo um relacionamento mais próximo com seus consumidores.
Os marketplaces já fazem parte da rotina de consumo dos brasileiros. Para extrair o melhor desse canal, o segredo está na combinação entre gestão eficiente e uso inteligente da tecnologia. Com estrutura, controle e visão estratégica, é possível transformar oportunidades em resultados reais.
Rafael Reolon é diretor de Retail na Linx, especialista em tecnologia para o varejo.
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