
A Petrobras (PETR4) anunciou que vai reduzir o preço do diesel vendido em suas refinarias em 3,4%. A decisão começará a valer a partir de sexta-feira (18) e o novo preço praticado pela companhia será de R$3,43 por litro, informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira (17).
A diminuição de R$0,12 no litro vem na esteira de uma desvalorização do petróleo Brent nas últimas duas semanas, após reação dos mercados as tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump.
Na véspera do anúncio, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou a jornalistas que a empresa olha para a participação de mercado e avalia o que é bom para a sociedade brasileira, além de variáveis como o preço do petróleo Brent e câmbio, nas decisões sobre preços de combustíveis.
Antes das rodadas tarifárias, a Petrobras havia reduzido o preço do diesel em 4,6% em 1º de abril, no primeiro corte do combustível desde dezembro de 2023. O repasse do corte aos consumidores finais, nos postos, não é imediato e depende de uma série de questões como margens de distribuidores e revendedores, impostos e mistura de biodiesel.
Chambriard sinaliza possíveis mudanças nos preços dos combustíveis
A presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, afirmou que “já está na hora de olhar de novo” o comportamento dos preços dos combustíveis, já que o último reajuste feito pela estatal foi no dia 1º de abril.
A executiva costuma analisar os preços regularmente, de 15 em 15 dias. Ela ressaltou, porém, que “é preciso muita calma nessa hora”, pois o tema ainda precisa ser debatido dentro da Petrobras, para que a volatilidade externa não contamine o País, de acordo com o “Broadcast”.
“A tarifa é problema deles (EUA), não nosso. Não podemos trazer essa confusão para dentro do País. Estamos olhando com muito carinho se o patamar está consistente. Dependendo, a gente abaixa ou eleva os preços”, disse Chambriard.
“Muita calma nessa hora, porque os problemas globais não são nossos”, acrescentou.
A decisão sobre o preço dos combustíveis pela Petrobras é tomada por Chambriard junto com o diretor de Financeiro e de Relações com Investidores, Fernando Melgarejo, e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser.
O post Petrobras (PETR4) anuncia redução de 3,4% no diesel para refinarias apareceu primeiro em BPMoney.