Fed tem compromisso em controlar a inflação; afirma Powell

Fonte: Reprodução/Fed

O presidente do Fed, Jerome Powell voltou a reforçar nesta quarta-feira (16) o compromisso do banco central americano com o controle da inflação. Powell se mostrou preocupado que as medidas tarifárias empreendidas pelo presidente Donald Trump contra outros países possam levar a um aumento de preços nos produtos americanos.

“Nossa obrigação é manter as expectativas de inflação a longo prazo ancoradas e garantir um aumento pontual no nível dos preços que não se torne um problema contínuo da inflação”, comentou o dirigente em discurso preparado o clube econômico de Chicago.

O economista salientou que uma estabilidade nos preços é a chave para um mercado de trabalho estável e nível de produtividade recorde, que fez os EUA serem reconhecidos como a maior economia do mundo. Ele destaca o “duplo mandato” de manutenção de preços e promoção de emprego como obrigação da autarquia.

Após a fala, o dólar caiu e os rendimentos da nota do Tesouro dos EUA recuaram timidamente. O executivo respondeu a uma rodada de perguntas e respostas onde expressou estar esperançoso que as metas de desemprego e inflação se afastem das previsões do Fed até o final do ano.

Powell admite funções antagônicas

As falas do presidente reforçam uma percepção que analistas do mercado já observavam: o Fed não tem pressa em cortar os juros norte-americanos enquanto não puder visualizar os efeitos diretos das decisões do mandatário republicano. O enfraquecimento da economia, aliado a uma alta inflação pode colocar o órgão e situação conflitante, admitiu Powell.

“Se isso ocorresse, consideraríamos a distância que a economia está de cada meta e os horizontes de tempo potencialmente diferentes durante os quais se espera que essas respectivas lacunas sejam fechadas”, afirmou.

Ele concorda com a opinião de seus colegas que a instabilidade causada pelo presidente dos EUA levará a uma desaceleração econômica do país e inflação maior. O indicador do banco central estima um aumento nos preços de 2,5% em fevereiro, acima da meta de 2% do órgão.

O post Fed tem compromisso em controlar a inflação; afirma Powell apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.